Física, perguntado por rafaellasoarespdkn82, 1 ano atrás

como deve ser o descarte das lâmpadas fluorescentes e incandescentes?​

Soluções para a tarefa

Respondido por malbino
2

Resposta:

As lâmpadas incandescentes são produzidas basicamente por vidro, metal e o filamento de tungstênio (não possuindo nenhum componente tóxico). Mas apesar disso, esse tipo de lâmpada não é reciclável, já que a composição de seu vidro é diferente, contando com pequenas partículas de metal.

Apesar de serem mais eficientes do que as lâmpadas incandescentes, no interior das lâmpadas fluorescentes existem componentes químicos muito perigosos à saúde. Dentre eles, o mais perigoso é o mercúrio, um metal pesado e tóxico. Devido à presença do mercúrio, o descarte das lâmpadas fluorescentes se torna muito complicado.

O contato da substância em níveis mais altos pode gerar sérios problemas à saúde. O maior problema acontece quando a substância é inalada, o que pode causar intoxicação por mercúrio, causando tosse, dispneia, dores no peito e outros problemas mais graves.

Sobre os problemas causados no ambiente, quando o mercúrio é despejado de maneira irregular em rios, por exemplo, ele volatiliza e passa para a atmosfera, causando prováveis chuvas contaminadas. Pode acontecer também de micro-organismos absorveram o mercúrio, tornando-o orgânico em vez de metálico. Animais aquáticos e plantas podem reter o mercúrio e assim contaminar o meio ambiente sem que exista chance de erradicação.

E se a lâmpada quebrar?

cuidado ao descartar lâmpadas fluorescentes quebradas

Cuidado ao descartar lâmpadas fluorescentes quebradas

Saiba onde descartar lâmpadas e outros resíduos AQUI

Siga as orientações abaixo:

Atenção! Antes de limpar a área, a primeira coisa a se fazer é retirar do local as crianças e os animais, além de não deixar que ninguém toque o material.

Ventile o ambiente, abrindo portas e janela, afaste-se do local e aguarde pelo menos 15 minutos;

Não utilize um aspirador para juntar o conteúdo da lâmpada, isso pode contaminar outros locais quando o aparelho voltar a ser utilizado;

Use luvas para retirar os cacos e tenha o mínimo de contato possível com o material tóxico.

Coloque os cacos em um saco plástico bem lacrado;

Utilize fitas adesivas, papel toalha umedecido ou miolo de pão para retirar resíduos ou cacos remanescentes;

Deixe o material recolhido para levar a um posto de coleta;

Limpe o local com água sanitária misturada à água para descontaminá-lo por completo;

Lave bem as mãos com água corrente e sabão neutro.

Se a lâmpada fluorescente quebrou em cima de roupas de cama ou qualquer outro tipo de material que tenha contato direto com o corpo, esta peça não pode mais ser utilizada, mesmo após lavagem! Ela tem que ser destacada, pois o contato com o mercúrio a inutilizou. No caso de se cortar com os cacos de vidro, procure assistência médica o mais rápido possível.

Explicação:

Perguntas interessantes