como deve ser o descarte correto dos resíduos perigosos?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Descarte de resíduos perigosos deve ser feito por profissional habilitado
Explicação:
A construção civil brasileira gera, anualmente, cerca de 84 milhões de metros cúbicos de resíduos. Parte do material pode passar pelo processo de reciclagem, no entanto, parcela significativa dos detritos é classificada como perigosa e necessita de gestão e destinação adequadas. A Resolução 307 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) classifica os resíduos em quatro categorias, e os perigosos fazem parte do grupo D.
“Nessa classe estão materiais como tintas, solventes e óleos, além daqueles oriundos de demolições, reformas ou reparos de clínicas radiológicas, instalações industriais, entre outros.
Como os resíduos perigosos exigem cuidados rigorosos, sua triagem deve ser realizada por profissional habilitado em saúde e segurança do trabalho. Com base no diagnóstico do especialista são elaborados o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e o Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional (PCMSO). “Em obras mais complexas, é exigido, ainda, o Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho (LTCAT)”, afirma Bartoli.