como deve ser a postura do professor de educação infantil ao propor atividades que envolvam o cuidar o brincar e o educar?
Soluções para a tarefa
Olá.
Como vai?
A educação é fundamental para a sociedade, porque é por meio dela que os indivíduos conseguem ser aptos para o mercado de trabalho, bem como se tornarem cidadãos e ter uma visão crítica do mundo.
A figura do professor é importante para esse processo de aprendizagem, tornando-se um mediador do conhecimento, não tratando os alunos como meros robôs.
Na Educação Infantil, esse profissional precisa entender e fazer com que as crianças se interesse por suas aulas, principalmente em se tratando do ensino de Ciências.
Abraços!
Esta é a resposta que coloquei no fórum do portal da minha faculdade, espero que ajude.
Nós, quando formos propor atividades aos nossos alunos, primeiramente, devemos elaborá-las de acordo com o que está sendo estudado. Devemos estudar e ter pleno conhecimento do que vamos fazer e do que queremos que eles aprendam com isso.
O Cuidar, conforme o RCNEI (1998, v. 01, p. 25) “[…] é sobretudo dar atenção a ela (criança) como pessoa que está num contínuo crescimento e desenvolvimento, compreendendo sua singularidade, identificando e respondendo às suas necessidades”. Nós, quando estivermos exercendo nossa profissão como pedagogas devemos estar atentas aos nossos alunos, percebendo suas necessidades, ajudando-os, respeitando as singularidades de cada criança.
Para educar nós deveremos buscar instigar as crianças a ter “vontade” de aprender, despertando o interesse para que seja gerada o desenvolvimento de habilidades socio afetivas, cognitivas e psicomotoras no qual o sujeito constantemente adquire novos conhecimentos.
O Brincar é uma linguagem que a criança utiliza para promover a interação entre os demais, e que através do brincar, há o desenvolvimento de habilidades, autonomia e criatividade por envolver o direito de comunicar-se, conviver e aprender. De acordo com os RCNEI, (1998, v. 02, p. 22) “Brincar é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia”. Portanto, devemos ensinar brincadeiras que estimulem as crianças, de maneira que se divirtam e aprendam.
Fonte: http://fce.edu.br/blog/a-importancia-do-cuidar-educar-e-brincar-para-o-desenvolvimento-da-crianca-na-educacao-infantil/