Como determinar uma remuneração? Como Administrador(a), quais aspectos julga necessário para determinar um sistema de remuneração eficiente e eficaz? Justifique sua resposta.
Soluções para a tarefa
Renumeração:O que popularmente se chama de salário, deve ser chamado de remuneração. Ela é composta por valores salariais, benefícios, prêmios, gratificações, comissões e outros. O que deve determinar o valor é a Estrutura de Cargos, Remuneração e Carreira, desenvolvida e aplicada com base em Métodos Quantitativos, como por exemplo, o Método de Pontos. Recomenda-se evitar modismos.
Aspectos:
Salário indireto: compreendem benefícios e demais vantagens;
Remuneração por habilidades: desloca o foco do cargo ou função para o indivíduo. Assim as habilidades passam a determinar a base da remuneração;
Remuneração por competências: enquanto a remuneração por habilidades é aplicada no nível operacional, a remuneração por competências é mais adequada aos demais níveis da organização. Aplica-se para empresas que operam em ambientes muito competitivos e para as quais a capacidade de inovação é fator crítico de sucesso.
Previdência complementar: é um complemento da remuneração que tem atraído empresários e executivos.
Remuneração variável: é vinculada a metas de desempenho dos indivíduos, das equipes ou da organização. Inclui formas de remuneração variável de curto prazo, como as comissões, a participação nos lucros e nos resultados, e de longo prazo, como bônus.
Participação acionária: vinculada aos objetivos de lucratividade da empresa e utilizada para reforçar o compromisso de longo prazo entre empresa e colaboradores.
Alternativas criativas: incluem prêmios, gratificações e outras formas especiais de reconhecimento. Têm sido utilizadas com grande freqüência como apoio no esforço de construir um ambiente organizacional caracterizado pela convergência de esforços e energias voltados para o atendimento de objetivos estratégicos.