como desenvolvimento da Teologia da tectônica de placas fenômenos como a formação das cadeias montanhosas das suas frações Submarinas fossem mais bem compreendidas como isso sabe-se que a Cordilheira dos Andes se encontra em uma região da crosta terrestre que
Soluções para a tarefa
Resposta:
“Os deslocamentos das placas recebem o nome de tectonismo. São movimentos que provocam modificações na superfície terrestre, uma vez que acarretam a colisão de duas ou mais placas.” (TAMDJIAN, 2012, p. 80)
Conhecer a movimentação das placas é importante para compreender a formação do relevo terrestre, bem como os outros fatores que estão associados com este, como o clima. Os três movimentos das placas são:
Convergente: Quando ocorre a colisão entre as placas. Movimento responsável pela formação das cadeias de montanhas. Fenômenos comuns nestas áreas são os terremotos e as erupções vulcânicas.
Divergentes: Quando há o afastamento entre as placas. Percebe-se de forma sútil quando verificado o afastamento entre os continentes, como no caso do africano e do americano. A velocidade com que esse movimento ocorre é imperceptível cotidianamente.
Transformantes: As placas deslocam-se lateralmente, ocasionando os terremotos.
As áreas em que ocorrem esses fenômenos são chamadas de zonas de convergência e zonas de divergência. Quando a convergência ocorre entre as placas continentais e oceânicas, a densidade maior da placa oceânica faz com que ela mergulhe sob a placa continental, afundando-se na astenosfera (zona do manto externo, ela é mais liquida do que a litosfera), e ao entrar em fusão, dá origem às fossas abissais. A placa continental sofre um soerguimento, dobrando-se e formando as cordilheiras. Abaixo é demonstrada a constituição das fossas abissais (ou oceânicas), e a formação das cordilheiras. A litosfera, no caso, são as placas