Espanhol, perguntado por maricoim12, 1 ano atrás

como descobrir se o verbo é irregular em espanhol?

Soluções para a tarefa

Respondido por Carlosmoura11
60
» Em espanhol o verbo se divide em duas partes:"raíz" (expressa o significado) e "desinencia" (a terminação do verbo que indica a flexão de número e pessoa e as noções de modo, tempo e aspecto). Por exemplo, se conjugamos "amar" em primeira pessoa do presente do indicativo teremos que "am" é a "raíz" e que "o" é a "desinencia". 
» Já sabemos as partes do verbo, agora passemos a determinar quando ele é regular ou irregular. 
» Consideram-se "verbos regulares" aqueles que não sofrem nenhuma alteração fonética na "raíz" e que mantêm, em todos os tempos e modos, a mesma "desinencia" (terminação) que seus respetivos verbos modelo. 
» Portanto, consideram-se "verbos irregulares" aqueles que ao serem comparados com seus verbos modelo apresentem alguma alteração na "raíz", a "desinencia" ou em ambas. 
» Os verbos regulares modelo são: "amar" (primeira conjugação), "temer" (segunda conjugação) e "partir" (terceira conjugação). Se um verbo termina em (ar) seu modelo será "amar", se termina em (er) seu modelo será "temer" e se termina em (ir) seu modelo será "partir". 

- Dicas para identificar quando um verbo é irregular: 
1. Determinar qual o verbo modelo a seguir: "amar, temer, partir". 
2. Conjugar o verbo modelo e o verbo que queremos saber se é irregular nos tempos absolutos: "presente, pretérito indefinido y futuro imperfecto", todos do modo indicativo. Exemplo, se você quiser saber se "tener" é irregular, você precisa conjugar "temer y tener" nos três tempos mencionados anteriormente. 
3. Conjugados os dos verbos nos três tempos você passa a comparar os dois verbos, se não houver nenhuma variação nem na "raíz", nem na "desidencia", então o verbo é regular, mas se houver alguma alteração, mesmo que for numa pessoa só de qualquer dos três tempos absolutos, o verbo será categorizado como irregular.
Respondido por anasilvaaxd
13

Explicação:

Os verbos irregulares são aqueles que não seguem um mesmo modelo de conjugação de acordo com determinado tempo verbal e modo,e sofrem alterações tanto no seu radical quanto na sua desinência.

 Assim como acontece na língua portuguesa, isso também é o que diferencia verbos irregulares e regulares em espanhol.

 O radical de um verbo é tudo aquilo que vem antes da terminação da sua forma no infinitivo.

 No verbo jugar, por exemplo, "jug-" é o radical e "-ar", a terminação.

 Em espanhol, assim como em português, existem três conjugações:

  • 1ª conjugação: terminação “-ar”
  • 2ª conjugação: terminação “-er”
  • 3ª conjugação: terminação “-ir”
Perguntas interessantes