História, perguntado por marcos75, 1 ano atrás

como depois de alguns século ela foi descoberta

Soluções para a tarefa

Respondido por isabellamonkey
19

Moço posso perguntar uma coisa, descoberta o que?

marcos75: quando e quem construiu essa sinagoga em Recife
marcos75: como depois de alguns século ela foi descoberta
isabellamonkey: o propósito de transformar a antiga edificação na Rua do Bom Jesus, no Bairro do Recife, em patrimônio histórico consolidou-se em 1998. O Conselho Gestor – Projeto Sinagoga Kahal Zur Israel foi criado em 1999, após a transação entre a Prefeitura da Cidade do Recife e a Santa Casa de Misericórdia. Dele fizeram parte o Ministério da Cultura, a Prefeitura da Cidade do Recife, a Fundação Filantrópica Safra, a Confederação Israelita do Brasil e a Federação Israelita de Pernambuco.

O
isabellamonkey: O projeto arquitetônico recriou as características originais da edificação na época. A prospecção arqueológica levou a descobertas de detalhes relacionados com datas e materiais das paredes, pisos e telhado. O piso original do século XVII, assim como as paredes, foram preservados, uma vez que revelavam aspectos topográficos interessantes sobre o nivelamento da antiga vila conhecida como Povo ou Povoado.

As ações de intervenção fundamentaram-se em um manuscrito com data de 1657 publicado em 183
isabellamonkey: 1839, descoberto pelo professor José Antônio Gonsalves de Mello, em suas pesquisas na Holanda. Seu conteúdo mostrou o inventário das casas do Recife “construídas ou reformadas por Flamengos ou Judeus” durante a fase do Brasil Holandês (1630-1654). Nele, a Sinagoga do Recife, está localizada na antiga Rua dos Judeus.
marcos75: obrigada
isabellamonkey: Após sucessivas ocupações, a partir de 2000, a antiga edificação ressurge no cenário patrimonial de Pernambuco como novo lugar de memória atraindo, além de gestores de políticas culturais, diferentes categorias de interessados na cultura judaica.

O “Bor” e o “Mikve”

Nas escavações arqueológicas, entre outros artefatos, foi descoberto o “Bor” poço que alimenta o “Miqvê”, utilizado para os banhos de purificação espiritual e de renovação dos judeus.
isabellamonkey: A presença no local de um Tribunal Rabínico, composto de três autoridades no assunto, analisou os achados e confirmou tratar-se da piscina ritual, com base nas medidas do local.
Perguntas interessantes