Como definir “acessibilidade”?
O dicionário nos diz que “acessibilidade” é um substantivo que denota a qualidade de ser acessível; “acessível”, por sua vez, é um adjetivo que indica aquilo a que se pode chegar facilmente; que fica ao alcance. Na área da Deficiência, quando este termo começou a ser utilizado, estava restrito ao ambiente construído e designava a eliminação de barreiras arquitetônicas. Na verdade, a expressão mais frequentemente usada era “eliminação de barreiras”, pois ficava subentendido que a pessoa se referia às barreiras arquitetônicas.
A sensação que as pessoas tinham (tanto as pessoas com deficiência quanto familiares, amigos e profissionais) era muito negativa: a cidade era vista como um lugar perigoso, cheio de armadilhas e obstáculos a serem enfrentados, que requeriam disposição e paciência, todo dia. Nada era fácil, nada era possível. A ilustração de Ricardo Ferraz traduz brilhantemente a percepção e o sentimento dessa época.
1) A partir da leitura do texto e do desenho em questão o que você entende por acessibilidade?
2) Segundo o dicionário Aulete, arquitetura é a “Arte e técnica de projetar espaços e edificações adequados a vivências e atividades humanas”. Como você define o que autor quis dizer com “barreiras arquitetônicas”?
3) O autor utilizou parênteses no segundo parágrafo. Qual a função deles na construção de sentido nesta parte do texto?
4) Você acha que a cidade em que vive possui acessibilidade para pessoas de determinadas deficiências em geral? Independentemente de sua resposta for positiva ou negativa, comente brevemente sobre sua percepção disso.
5) Na ilustração, o advérbio “NÃO” está escrito bem grande. O que ele representa na verdade além do valor de negação para o desenho como um todo?
Soluções para a tarefa
Início pela expressão NÃO, negatividade que em pleno século XXI ainda existe em todo o território brasileiro a falta de acessibilidade para as pessoas especiais.Fala- se tanto em inclusao ,acessibilidade e ensino de qualidade para todos, porém está muito longe do ideal, de todas as pessoas terem esse acesso com facilidade. As escolas não estão adaptadas para receber o aluno, o transporte está com um atendimento deficitário, as calçadas em todo o país estão mal conservadas, bem como banheiros públicos, entradas em lojas, restaurantes entre outros.
A campanha da acessibilidade para as pessoas com necessidades especiais está longe de cumprir o seu papel, mas é importante registrar que a Constituiçao Brasileira de 1988 dá garantias de direitos para todo o indivíduo de ir e vir.
Espero ter colaborado!
Podemos responder as perguntas sobre a temática acessibilidade da seguinte maneira:
- Acessibilidade denota a característica de algo que é acessível, no caso de pessoas deficientes é o termo utilizado para definir instalações arquitetônicas que facilitem a movimentação dessas pessoas.
- Provavelmente o autor se refere à forma como os espaços são construídos, sem pensar que pessoas com dificuldades de locomoção, entre outras coisas, precisam utilizá-los.
- Os parênteses são utilizados com a função de adição de informações.
- É possível perceber, que por mais que existam algumas poucas políticas públicas, o meio urbano ainda carece de muitos ajustes para ser chamado de "acessível".
- Ele representa a dificuldade que pessoas com deficiências sofrem todos os dias, quando sua locomoção por espaços está sempre sendo negada pela forma como são construídos.
Arquitetando acessibilidade
Hoje no Brasil o direito à acessibilidade carece de normas, leis, regulamentação, conscientização à população, fiscalização entre outras coisas. Ainda assim é algo que se faz muito importante, por isso é necessário que nós mesmos busquemos nos informar para cobrar do governo atitudes mais efetivas nesse campo.
Aprenda mais sobre acessibilidade: https://brainly.com.br/tarefa/1795588
#SPJ3