Artes, perguntado por gabrielvieira6pbew7p, 10 meses atrás

Como define o cubismo (resumido por favor)

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
0
O quadro “Les demoisellers d’Avignon” (ou “As Senhoritas de Avignon”, em português), de 1907, autoria de Picasso, é considerado o marco inicial desse movimento inovador.

De modo geral, o cubismo é marcado pela representação de figuras da natureza a partir do uso de formas geométricas, promovendo a fragmentação e decomposição dos planos e perspectivas. O artista cubista deixa de ter o compromisso em utilizar a aparência real das coisas, como acontecia durante o Renascimento.

A arte cubista é considerada uma “arte mental”, onde cada aspecto da obra deve ser analisado e estudado de modo individual.

Cubos, cilindros e esferas são algumas das formas usuais no cubismo, que se distingue da arte abstrata pelo uso concreto de todas as formas.

Além de Picasso e Braque, outros artistas que ficaram imortalizados como ícones desta vanguarda são Juan Gris (1887 – 1927) e Fernand Léger (1881 – 1955).

Fases do cubismo

O movimento cubista ficou marcado por três fases: o cubismo cézanniano (1907 - 1909), cubismo analítico (1910 – 1912) e o cubismo sintético (1913 – 1914).

Cubismo cézanniano ou Cubismo pré-analítico (1907 - 1909)

Também conhecido por “cubismo pré-analítico”, esta é considerada a fase inicial do movimento cubista (1907 – 1909), onde a principal base era o trabalho de Cézanne, com forte influência da arte africana e devido ao uso de formas simplificadas.

As obras de Paul Cézanne (1839 - 1906) serviram de inspiração para a consolidação do cubismo. Embora ainda não tivessem todas as características que definem o movimento artístico, alguns conceitos adotados por Cézanne em seus trabalhos foram fundamentais para que Picasso e outros artistas construíssem o estilo cubista.

Perguntas interessantes