Como decorrência da conformação do povoamento mineiro, onde a presença de mulheres – sobretudo das brancas – era escassa, o concubinato* se generalizou e muitos senhores brancos alforriavam suas companheiras escravas [...]. Nessa perspectiva, a sociedade mineira apresentou uma diversidade e uma miscigenação muito maiores que as demonstradas pelas sociedades escravistas do litoral brasileiro, do Caribe e do Sul dos Estados Unidos. Nessas regiões, a generalização da monocultura de exportação acentuou o distanciamento entre o mundo das pessoas livres, dominado pelos brancos, e o dos escravos, constituído pelos negros. [...] Entretanto, não podemos esquecer que sob o manto dessa prática, não obstante as vantagens econômicas e sociais alcançadas, efetivava-se uma exploração dupla – de cunho sexual e racial –, pois a essas mulheres jamais foi propiciada a condição de esposas.
FURTADO, Júnia Ferreira. Chica da Silva e o contratador de diamantes – o outro lado do mito. São Paulo: Companhia das Letras, 2003. p. 22-23
*concubinato: relação amorosa entre duas pessoas que não são casadas entre si. Pode também ser considerado uma forma de adultério.
O texto nos faz refletir sobre a formação da sociedade mineradora no século XVIII no Brasil. Entre os aspectos abordados pelo texto, destaca-se a miscigenação racial na região de Minas Gerais intensificada pela prática do concubinato. Segundo a autora do texto, essa relação evidencia
A
o patriarcalismo presente na sociedade colonial mineradora.
B
uma mentalidade liberal para os costumes no Brasil colônia.
C
a liberdade amorosa e sexual defendida pelas elites coloniais.
D
a legalização do adultério pela Igreja Católica na região das Minas.
E
a busca pela construção de uma sociedade mais igualitária no Brasil.
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Resposta:
a
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Resposta:
A ) o patriarcalismo presente na sociedade colonial mineradora
Explicação:
Além de nenhuma das outras alternativas serem justificadas no texto, no trecho "Entretanto, não podemos esquecer que sob o manto dessa prática, não obstante as vantagens econômicas e sociais alcançadas, efetivava-se uma exploração dupla – de cunho sexual e racial –, pois a essas mulheres jamais foi propiciada a condição de esposas." a alternativa A é justificada.
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