Como Dalton, Thomson,Ruther-ford e Rutheford-Boor descrevem o atomo em suas teorias?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Dalton descreve o átomo como uma partícula esférica, maciça, sem carga elétrica e indivisível. Seu modelo foi aceito pq explicava a lei da conservação de massa de Lavoisier e a lei de proporção de Proust.
O modelo de Thomson substituiu o modelo de Dalton quando descobriu-se que os átomos eram compostos por partículas de cargas elétricas negativas , o que era contrário ao modelo de Dalton que dizia que o átomo não tinha carga elétrica e que era indivisível. O modelo de Thomson ficou popularmente conhecido como "pudim de passas", pois os elétrons ficariam espalhados em uma massa densa e positiva.
O modelo de Rutherford substituiu o modelo de Thomson após o experimento de partículas alphas contras película de ouro. O teste indicava que o átomo era formado por um núcleo denso e de carga elétrica positiva e que a sua volta existia um grande vazio. O modelo de Rutherford descreveu o átomo como um núcleo positivo e denso em que os elétrons orbitam o núcleo assim como planetas orbitam o Sol.
Bohr: Modelo de Bohr serviu para corrigir o modelo de Rutherford. Segundo a física clássica da época, um elétron orbitando um núcleo positivo deveria ir perdendo energia e sendo atraído pelo núcleo até que o elétron e próton colidissem. Corrigindo isso, Bohr postulou (postular é vc fazer uma afirmação sem ter uma base científica que sustente essa afirmação) que o elétron era quantizado; que ele só pode ter valores exatos de energia e só pode estar a distâncias específicas do núcleo. Além de corrigir o modelo de Rutherford, o modelo de Bohr conseguiu explicar o espectro de hidrogênio, o que fez com que seu modelo fosse aceito. O problema do modelo de Bohr é que só funcionava para o átomo de hidrogênio e que seu modelo de átomo era 2D , ele não considerava o átomo em três dimensões. Posteriormente a teoria de Bohr é substituída por modelos com base na mecânica quântica, que são modelos usados atualmente. O modelo considera o elétron como onda e partícula simultaneamente.