COMO CURAR HERNIA DE HIATO
Soluções para a tarefa
Cerca de 90% dos casos de hérnia de disco melhoram e efetivamente se resolvem com o tratamento clínico/conservador. Esse tratamento sempre deve ser indicado por um médico.
As opções de tratamento são muitas. Nos primeiros dias é aconselhável um repouso relativo, medicações analgésicas, antiinflamatórias e algumas vezes até opióides para a crise aguda, fisioterapia analgésica e acupunturala. Nesse momento a prática de exercícios de fortalecimento e alongamentos deve ser suspensa até a melhora dos sintomas agudos. Atividades esportivas também devem ser suspensas.
Após a fase aguda e a melhora do processo doloroso e inflamatório, é fundamental a reabilitação da musculatura da coluna vertebral, abdomen e membros. Aqui entram técnicas de fortalecimento muscular, alongamentos e estabilização postural. Muitos casos estão relacionados a má postura crônica. Nesse momento é muito importante o acompanhamento de um fisioterapeuta para orientar os exercícios de fisioterapia motora, RPG e fortalecimento.
A prática regular de exercícios também é muito importante para evitar novas crises e novas hérnias de disco no futuro. Os exercícios mais indicados são: caminhadas, natação, pilates, yoga e academia com restrição a alguns exercícios que podem sobrecarregar os discos.
Cerca de 10% dos pacientes com hérnia de disco persistem com os sintomas dolorosos ou eventualmente apresentam sinais neurológicos associados e progressivos. Nesses casos, quando há falha do tratamento clínico, pode estar indicado o tratamento cirúrgico.
Existem vários tipos de tratamentos cirúrgicos para a hérnia de disco e cada caso deve ser individualizado, daí a importância de passar em avaliação com um especialista em coluna. Atualmente damos preferência para o uso de técnicas minimamente invasivas para a retirada da hérnia de disco, onde o tempo de internação é menor e a recuperação pós-operatória é mais rápida.
A retirada da hérnia de disco por via minimamente invasiva permite um corte mínimo na pele como nas duas imagens a seguir (ilustração e imagem intra-operatória), sem lesão muscular como nas cirurgias abertas tradicionais. É fundamental sempre passar em avaliação médica com um especialista em coluna nesses casos.
Também podemos nos acostumar a fazer, antes das refeições, inspirações breves e seguidas pressionando para dentro a zona do diafragma. Este simples exercício, que pode ser realizado por poucos minutos antes comer, nos ajudará a tonificar o diafragma.
Evite ou limite os seguintes alimentos, de modo geral:
Carne vermelha e embutidos, Lácteos, Açúcares, Frituras, Refinados, Confeitaria industrial, Tabaco, Álcool, Café, Temperos como a canela, o cravo, o gengibre ou a pimenta.
Espero ter te ajudado!!