como criar uma crônica
Soluções para a tarefa
Para explicar isso, vejamos alguns tipos de crônica:
Crônica narrativa: tem a intenção de narrar um evento cotidiano, apresentando o ponto de vista do autor sobre os fatos. ...Crônica argumentativa: quer ser a favor ou contra um determinado tema ou, pelo menos, fazer pensar sobre ele.
Resposta:
A crônica é um gênero literário típico do Brasil, normalmente ligado ao jornalismo. Normalmente, a crônica é associada ao humor, à sátira e a crítica ácida. Abaixo, algumas dicas para criar a sua:
Explicação:
- 1 º PASSO: Entenda o que é crônica. A crônica é como uma espécie de contação de causos. Trata-se de um texto curto, que pode ou não ter personagens e que detém uma linguagem mais próxima da do povão. Ela servia para atrair os pouco afeitos à leitura e fazer críticas culturais mordazes, na maioria das vezes. Trataria-se, portanto, do tipo de texto que lança um olhar exótico, individual, sobre um fato do cotidiano, ao qual muitas pessoas podem se identificar.
- 2 º PASSO: Elabore um rascunho. Em primeiro lugar, você deve criar um esboço de seus personagens (caso a crônica as possua). Nunca deixe para contar dos personagens no meio da crônica, uma vez que eles podem ser peças-chave de sua história. Você pode apontar algumas características básicas no início da crônica para, depois, ir dando profundidade ao personagem. Se sua crônica for sobre algum assunto em particular (e não sobre um personagem), o esquema é o mesmo: fale de algumas características básicas do assunto e aprofunde-se gradativamente sobre o tema.
- 3 º PASSO: Crônicas devem ser curtas, mas não tanto. Sendo um gênero fundamentalmente jornalístico, a crônica normalmente não possui muito mais que seis bons parágrafos de três a quatro linhas. Entretanto, há crônicas mais ou menos longas. Os padrões variam.
- 4 º PASSO: Não economize nos adjetivos! O adjetivo e o detalhismo é o que dá sabor a um texto. Dizer "Estava chovendo" é uma coisa. Escrever "Hoje, choveu. Alguns pingos leves, serenos, vinham de minha varanda e molhavam meu rosto; os pingos mais fortes, porém, molhavam aquela rosa amarela. A rosa mais bonita do meu jardim, de um amarelo dourado, mais valiosa que qualquer barra de ouro real." Perceberam a diferença?
- 5 º PASSO: Descreva com discrição. Descrever os locais em que seus personagens estão agindo pode ser uma boa ideia para passar ao leitor a sensação de imersão. Da mesma forma, a narração de outros causos e a criação de crônicas críticas precisa passar, continuamente, a ideia de imersão.
Dica: Se estiver escrevendo uma crônica para a escola, não deixe de escrevê-la com lápis em primeiro lugar. Caso precise fazer alterações no texto, ficará mais fácil apagar os fragmentos errados antes de usar a caneta para fixar melhor o que foi escrito.