Como criar um problema filosófico para cada período histórico da filosofia??
Soluções para a tarefa
Resposta:
1) Filosofia Antiga: Explicar a natureza segundo a razão.
Para os gregos antigos a liberdade estava na obediência as leis, garantido ao cidadão plena realização e felicidade. Para eles, estando toda a natureza ordenada e constituída para um fim, este mesmo fim deveria ser o fundamento de todo o agir, não sendo então possível agir por acaso, pois toda ação deve orientar-se para um princípio primeiro, de onde todas as coisas originam-se.
2) Filosofia Medieval: Deus é o fundamento de tudo.
No pensamento medieval a liberdade é abordada no sentido teocêntrico, quando então o pensamento sobre liberdade adquire maior complexidade, pois se começa a questionar sobre o destino do homem, qual seu fim último e o papel do livre arbítrio.
Para Tomás de Aquino, a verdadeira liberdade humana não é um fim, mas é um meio, cujo valor ético depende do fim visado. E a nobreza do ser racional consiste em usar essa liberdade de maneira a convertê-la em instrumento do próprio resgate e da conquista da beatitude, em servir a Deus que o criou, e em modelar-se por suas ações. O seu destino está ordenado pelo seu criador.
3) Filosofia Moderna: O homem é o fundamento de tudo.
Na modernidade, a liberdade consiste em poder fazer uma coisa ou não fazer, afirmar ou negar, a liberdade é agir de tal maneira que não seja coagido por forças exteriores. Ser livre não é ser indiferente, mas escolher.
O homem é livre na medida em que pode escolher fazer ou não fazer alguma coisa sem ser coagido por nenhuma força exterior.
O bom uso da liberdade conduz a felicidade perfeita e que consiste em ter aquelas coisas que produzem maior prazer. Portanto, quanto maior é o empenho para buscar essa felicidade, mais livre o homem se tornará. Ser homem livre é ter o poder de pensar e mover-se de acordo com a própria mente ou preferência.
4) Filosofia Contemporânea: Explicar a consciência e a existência humana.
Para a filosofia contemporânea, a liberdade e consciência de si são aspectos da própria condição do Ser. Na relação entre Ser e conhecer, o ser exerce a primazia.
Antes de compreender-se o homem é. O pensamento é um dos modos de expressão do Ser. Sua situação fundamental só é realmente apreendida quando ele se assume e se aceita livre e conscientemente.
A liberdade não é serva da razão, em sua especificidade; ela sempre se recusa a entregar o homem aos clichês, rótulos, normas, regras, dogmas e metodologias de manipulação, ordenação, classificação e exclusão social e humana.