como criar trava lingua
Soluções para a tarefa
O trava-língua é caracterizado pela dificuldade de verbalizar determinado tipo de frase. Algumas dessas frases são difíceis de repetir várias vezes, enquanto outras são quase impossíveis de sequer pronunciar. Em primeiro lugar, entenda quais são os diferentes mecanismos linguísticos que fazem com que o trava-língua seja tão complexo, como aliteração, consonância e assonância. Depois, brinque com as diversas palavras que possuem sons semelhantes e tente criar o seu próprio trava-língua.
Foque na aliteração. A aliteração é um recurso utilizado na língua portuguesa, caracterizada pela repetição de palavras com sons iguais ou parecidos. As palavras aparecem em uma rápida sequência e se relacionam umas com as outras.[1] O locutor se atrapalha ao tentar reproduzir uma frase com palavras aliterativas, e é isso que torna o trava-língua muito mais difícil de ser falado.
Basicamente, a aliteração é a junção de duas palavras que começam com sons semelhantes: "aranha arranha", "papa papasse", "princípio principal". Ela pode ficar ainda mais difícil quando há mais palavras: "A aranha arranha a rã", "Se o papa papasse papa", "O princípio principal do príncipe", entre outras.
Certifique-se de que as palavras façam sentido antes de juntá-las! Um bom trava-língua é mais do que apenas uma sequência de palavras aleatórias. Tente elaborar frases lógicas.
Explore o uso da consonância. A consonância é caracterizada pelo conjunto de sons consonantais repetitivos em uma palavra ou frase, como, por exemplo, "aranha arranha". Quanto mais complexa for a sequência de consoantes, mais desafiador vai ser o seu trava-língua. Tente unir o som de consoantes numa sequência maior de termos.
Pense, por exemplo, no trava-língua "O princípio principal do príncipe principiava principalmente no princípio principesco da princesa". A repetição da sílaba "prin" nas palavras "princípio", "principal", "príncipe", "principiava", "principalmente", "principesco" e "princesa" é um excelente exemplo de consonância, além de um dos motivos que tornam a frase tão difícil de se dizer.[2]
Se possível, coloque as palavras com mesmo som consonantal de forma sequenciada. Quanto mais próximas as sílabas, mais difícil o trava-língua. O som de "r", por exemplo, pode ser complicado de se pronunciar em uma sequência rápida de palavras.
Brinque com a assonância. A assonância consiste na repetição de uma determinada vogal, mesmo que as palavras comecem com diferentes sons consonantais. Esse recurso é utilizado para dar sonoridade musical a textos literários, como poesia e prosa, e pode deixar o seu trava-língua mais ritmado.
Observe o seguinte trava-língua "O sabiá não sabia que o sábio sabia que o sabiá não sabia assobiar". O som das vogais "ia" se repete várias vezes na mesma frase: sab"iá", sab"ia", assob"ia"r.[3]