Química, perguntado por camillecayres, 10 meses atrás

como comprovar a existência do ar? Cite exemplos por favor!​

Soluções para a tarefa

Respondido por helenbianca2
2

O ar é uma mistura de gases, vapor de água e partículas sólidas. Os principais gases que constituem o ar são o nitrogênio, que compõe as proteínas e está presente em maior quantidade; o gás oxigênio, que é utilizado principalmente na respiração dos organismos; e o gás carbônico, que é utilizado principalmente na fotossíntese. A quantidade de vapor de água presente no ar é variável e está diretamente ligada a outros fatores climáticos, como temperatura e pressão.  Para que a experiência seja feita, o professor irá precisar de:

1-      Palito de fósforo;

2-      Jarra com água;

3-      Massinha de modelar;

4-      Duas garrafas plásticas de refrigerante transparentes, vazias, sendo uma com tampa.

Montando a experiência:

1-      Corte ao meio a garrafa plástica e faça um furo na sua tampa;

2-      Na outra garrafa faça apenas um furo próximo à boca;

3-      Coloque a garrafa cortada em cima da garrafa inteira e fixe-as bem com a massinha de modelar. Cuidado para não tapar o furo feito na tampa da garrafa cortada;

4-      Com a massinha de modelar, tape bem o furo feito perto da boca da garrafa que não foi cortada;

5-      Com calma, despeje água na garrafa cortada e observe o que irá acontecer. Depois pegue o palito de fósforo e faça um furo na massa de modelar que tapa o furo da garrafa. Observe o que irá acontecer.

Peça aos alunos que anotem o que foi observado e façam um relatório com desenhos e justificativas para o ocorrido com a experiência.

Respondido por DanielSouza467
2

Olá!

É possível provar a existência do ar através de diversas formas. Uma das mais fáceis é através da respiração: quando respiramos, purificamos o ar atmosférico e utilizamos o O2 para os processos internos do organismo: se estamos vivos, portanto, é porque o ar existe.

Outra maneira de provar sua existência é enchendo uma bexiga: ao assoprarmos e notar que a bexiga infla, podemos atestar a existência de algo que a faz inflar.

Uma terceira maneira, por fim, é observando o fogo. Para o processo da combustão ocorrer é necessário que o oxigênio esteja presente, assim, provando sua existência.

Espero ter ajudado :)

Perguntas interessantes