Inglês, perguntado por auryaguiar27, 11 meses atrás

Como chegou a língua inglesa no Estados Unidos

Soluções para a tarefa

Respondido por gabrielpoiares
2

como a língua inglesa vingou nos Estados Unidos

Embora todos reconhecessem que a sociedade americana era poliglota, ninguém questionava o fato de que o inglês era, de longe, o mais importante de todos os idiomas falados no país. Isso foi deixado bem claro no primeiro censo, feito em 1790. De um total de 4 milhões de americanos recenseados, 90% eram descendentes de colonos ingleses. Portanto, não se tratava de adotar ou não o inglês; a questão era outra: que tipo de inglês serviria melhor o novo país… “o idioma rançoso do ex-opressor…”, como diziam alguns, ou um inglês mais condizente com o espírito de liberdade e esperança que todos sentiam no ar? Nas palavras de John Adams, o inglês americano seria um inglês melhorado e aperfeiçoado e serviria para que a nova república pudesse espalhar os seus ideais mudo afora. “Chegará o dia em que a maior honra para os ingleses será a de imitar os americanos,” dizia Adams com o maior orgulho.

Na realidade, o inglês como “língua mãe” já era um fato tido como consumado, tanto assim que a ideia de uma língua oficial não estava entre as preocupações dos fundadores do país, os chamados Founding Fathers – o assunto nem sequer é mencionado na Constituição. A única dúvida referia-se às mutações que o idioma poderia vir a sofrer no futuro. Na opinião de Thomas Jefferson e Benjamin Franklin, o inglês americano provavelmente se tornaria um idioma bem diferente do inglês europeu, a ponto de ser considerado como uma língua diferente. Franklin ia mais longe e alertava para o perigo de o país se fragmentar em várias comunidades, cada uma com o seu idioma.

Por um breve momento, os números pareciam confirmar a profecia de Benjamin Franklin, mas o dinamismo e a diversidade da sociedade americana não o permitiram. Até 1840, a América do Norte havia recebido uma média de 20 mil imigrantes por ano, a maior parte vindos de dois lugares – da África vieram os escravos; da Europa vieram, na maioria, ingleses, escoceses e irlandeses. O total de imigrantes entre 1607 e 1840 é calculado em cerca de 1 milhão. Desde aquela época até o final do século XIX, entraram no país mais de 30 milhões de imigrantes e o ritmo ficou mais acelerado ainda no início do século XX.

Espero ter ajudado

Perguntas interessantes