Como chego no raciocínio de que o NOX do carbono do etanol (C2H6O) é -2?
Soluções para a tarefa
Simples! Você não chega a esse raciocínio, pois ele está errado. O NOX, número de oxidação, representa o saldo eletrônico de um átomo após sua dissociação de uma substância.
Como podemos descobrir o NOX de um átomo? Muito simples: basta desenhar sua estrutura eletrônica de Lewis. Em seguida, circulamos ao redor do átomo em questão todos os elétrons (a) isolados e (b) que ele compartilha com átomos menos eletronegativos que ele (na hora da dissociação, o átomo mais forte, mais atraente, fica com os elétrons.)
Em anexo, esse esquema fica evidente. Depois de feito isso, subtraímos do número original de elétrons de valência dos átomos o número de elétrons com os quais eles ficaram após a dissociação. Como você pode observar, todos os hidrogênios ficam com carga +1, pois todos perderam seus únicos elétrons; o oxigênio ficou com carga -2 por ter conseguido dois elétrons adicionais; um dos carbonos ficou com carga -1, e o outro com carga -3.
É importante ressaltar que, como os carbonos têm iguais eletronegatividades, o que teoricamente acontece durante a dissociação é a divisão do par entre os dois. Ou seja, metade do par compartilhado fica com um, e a outra metade com o outro.
...
É isso?