como calcular o volume do prisma de base pentagonal?
Soluções para a tarefa
Calcule a área da base do prisma. Para isso, multiplique o tamanho do lado do triângulo pelo valor da altura prolongada a partir desse lado. Em seguida, divida esse produto por dois. Vamos considerar para o exemplo que um triângulo tem altura de 5 cm e um lado de 4 cm. Exemplo: 1/2 x a x l = 1/2 x 5 cm x 4 cm = 10 cm².Obtenha o valor da altura do prisma. Vamos supor para esse exemplo que a altura do prisma triangular vale 7 cm
Calcule o volume do prisma triangular. Finalmente, para determinar o volume desse prisma, multiplique a área calculada do triângulo de base pelo valor da altura do prisma. Exemplo: V = (1/2 x a x l) x h = (10 cm²) x h = 10 cm² x 7 cm = 70 cm³
Escreva sua resposta em unidades cúbicas. Como se trata de um volume, uma grandeza tridimensional, a resposta deve ser expressa em unidades cúbicas. No exemplo, a unidade é o centímetro, logo, sua resposta final deve ser 70 cm³.
Resposta:
Entenda a fórmula. Esse tipo de prisma possui como base um pentágono regular. A fórmula para o volume desse prisma será V = (5 x 1/2 x l x a)x h, onde l representa o lado do pentágono da base, a representa a apótema desse pentágono (ou seja, a distância que liga o centro do pentágono até o ponto médio de um dos seus lados) e h representa a altura do prisma. Observe que a primeira parte da fórmula (a que está entre parênteses) serve para calcular a área do pentágono: como esse polígono é formado de cinco triângulos iguais para obter sua área total calculamos a área de um desses triângulos e a multiplicamos por cinco.
Explicação passo-a-passo:
Calcule a área da base do prisma. Para o exemplo, vamos supor que o lado do pentágono mede 6 cm e que sua apótema mede 7 cm. Aplicando esses valores na fórmula, teremos:
Exemplo: 5 x 1/2 x l x a = 5 x 1/2 x 6 cm x 7 cm = 105 cm².
Obtenha o valor da altura do prisma. Vamos supor que a altura do prisma pentagonal desse exemplo mede 10 cm.
Calcule o volume do prisma pentagonal. Multiplique a área do pentágono da base do prisma pelo valor da altura desse prisma.
Exemplo: V = (5 x 1/2 x l x a)x h = (105) x h = (105) x 10 = 1050 cm³.
Escreva sua resposta em unidades cúbicas. Como se trata de um volume, uma grandeza tridimensional, a resposta deve ser expressa em unidades cúbicas. No exemplo, a unidade é o centímetro, logo, sua resposta final deve ser 1050 cm³.