Como calcular o trabalho de uma força variável?
Soluções para a tarefa
Resposta:
. Trabalho de uma força variável. No item anterior, para calcular o trabalho de uma força constante, utilizamos a equação T = F · d · cos θ. No entanto, existe outra maneira de calcular esse trabalho, utilizando, para isso, o método gráfico.
Resposta:
Explicação:
Para calcular o trabalho de uma força constantes usamos da formula:
W= F*D
F=força
D= deslocamento
Quando a força não é constante podemos, pegar varios pontos desse movimento e registrar a Força e o deslocamento naquele ponto.
Com esse pontos traçamos um gráfico FxD (geralmente força no eixo y e D no eixo x).
Como a fórmula que usamos é uma função de 1º grau o gráfico sera linear. Para descobrir o trabalho basta calcular a área do gráfico. (Em problemas de física do ensino médio e de vestibulares quase sempre a área do gráfico é um trapézio e desse modo calculando a área do trapézio achamos o valor do trabalho, no entanto isso não é uma regra, pode ser que no seu caso apareça outra forma geométrica mas ai é só calcular a área).
No ensino superior, em graduações que tem na grade Física 1 nos deparamos problemas em que se pede o trabalho e que a função não é linear. Nesse caso precisamos usar um artificio do calculo diferencial , a integral. Esses casos só aparecerão no ensino superior pois só la que você aprendera a derivar e integrar funções.