Como calcular alcance de projetil?
Soluções para a tarefa
Quando o lançamento de um projétil for feito sem ângulo de inclinação, ou seja, horizontalmente em relação ao solo, temos um lançamento horizontal.
O lançamento horizontal é composto por dois movimentos -
⇒movimento na horizontal (eixo x) que é um movimento uniforme com velocidade constante.
⇒movimento na vertical (eixo y) que é um movimento de queda livre com velocidade inicial nula (Voy = 0), variando em função do tempo sob a ação de uma aceleração constante (gravidade).
As equações cinemáticas do lançamento horizontal são -
⇒Eixo x
Alcance do projétil -
- A = Vx·t
⇒Eixo y
- H = gt²/2
- Vy = gt
O lançamento de um projétil pode também ser executado com um ângulo β de inclinação em relação ao solo.
Nesse caso teremos um lançamento oblíquo, que também pode ser decomposto em dois movimentos.
⇒No eixo horizontal (x) temos um movimento uniforme
⇒No eixo y temos um movimento uniformemente variado
A velocidade de lançamento do projétil pode ser decomposta em dois eixos.
- Vox = Vo·cosβ
- Voy = Vo·senβ
Equações cinemáticas -
⇒no eixo x -
- x = Vo·cosβ·t
⇒no eixo y
- y = Vo·senβ·t - 1/2gt²
- Vy = Vo·senβ - gt
- Vy² = (Vosenβ)² - 2gΔh
Para calcular o tempo total de subida, devemos lembrar que no ponto mais alto da trajetória a velocidade no eixo y é igual a zero.
Vy = Vo·senβ - gt
0 = Vo·senβ - gt(s)
t(s) = Vo·senβ/g
Para calcular o alcance horizontal máximo do projétil -
x = Vo·cosβ·t
A(max) = Vo·Cosβ·(2·t(s))
A(máx) = VoCosβ· 2(Vosenβ/g)
A(max) = Vo²·sen2β/g
Para calcular a altura máxima do projétil-
Vy² = (Vosenβ)² - 2gΔh
0 = (Vosenβ)² - 2gh(max)
h(max) = (Vosenβ)²/2g
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