Como calcular a segunda lei de Kirchhoff?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Olá, boa tarde. Vamos lá?✨
Explicação passo a passo:
As Leis de Kirchhoff são geralmente aplicadas em circuitos elétricos mais complexos, como por exemplo circuitos com mais de uma fonte e de diversos componentes, estando eles em série ou em paralelo. Criadas e desenvolvidas pelo físico alemão Gustav Robert Kirchhoff, as leis de Kirchhoff possuem conceitos fundamentais para a análise de circuitos elétricos, seja dos circuitos mais simples até os circuitos mais complexos.
Para entender melhor o que é a segunda lei de Kirchhoff é importante compreender o que são as Malhas nos circuitos elétricos. Podemos definir que a malha é um caminho fechado de condutores elétricos, onde a circulação da corrente elétrica é a mesma em todos os pontos desta malha. Desconsiderando a associação de resistências, a imagem abaixo demonstra um circuito série paralelo que possui três malhas, respectivamente indicadas.
A segunda lei de Kirchhoff, que também é conhecida como lei das malhas ou lei de Kirchhoff para as tensões (LKT) basicamente apresenta como a tensão elétrica se distribui pelos elementos dos circuitos elétricos.
A segunda Lei de Kirchhoff afirma que ao percorrer uma malha por um determinado sentido, partindo e chegando ao mesmo ponto, a soma algébrica das d.d.p. é nula, ou seja, a soma das tensões em uma malha deve ser igual a zero.
Para facilitar o entendimento, no exemplo abaixo temos um circuito em série, onde a soma de todas estas tensões deve ser nula, ou a soma de todas as quedas de tensão sobre os resistores deve ser igual a tensão da fonte.