Como Boccaccio um escritor do Renescimento, julga a arte medieval? Vc consegue imaginar os motivos que o levam a pensar desta forma?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Não utilizarei precisamente Boccaccio, simplesmente porque não o conheço suficientemente, contudo...
Explicação:
Iremos utilizar a ideia do escritor renascentista. Basta pensarmos no movimento em que ele participava para poder dissertar acerca dos seus pensamentos (neste caso).
O renascimento foi um período de oposição gigantesca ao medievalismo, isto porque seria o momento de quebrar paradigmas eclesiásticos, ou seja, a oposição à igreja era o principal ponto do movimento.
Se retornarmos um pouquinho até a Idade Media veremos que a arte medieval era totalmente baseada nos preceitos da Igreja. Se adentrarmos mais a fundo na pesquisa artística da Idade Media veremos que eles tinham uma coisa que se chama "Arte do Sagrado e Profano", ou seja, suas representações eram todas baseadas no sagrado e no profano; veja, realizar uma pintura de qualquer pessoa ou ser que não fosse um anjo ou um ser divino era motivo de repúdio, excomungação e seria como um crime contra a Igreja (a qual era muito apoderada naquele período)
Por isto se tornara tão famosa a ilustre obra de Leonardo Da Vinci denominada Monalisa. Ela fora o pontapé inicial ao renascimento. Da Vinci fora repudiado pela sua pintura, afinal, onde já se viu pintar uma pessoa normal?
Em suma... O pensamento de qualquer pintor renascentista para com a arte medieval sempre foi um pensamento preconceituoso, um pensamento de decadência, como dizem alguns estudiosos; julgavam a Era Medieval como um período de decréssimo humano, isso pode ser percebido no próprio nome do período "Idade Média" proveniente de "Medias Tempestas" que seriam realmente os tempos médios, ou obscuros.
Palavras-chave: Preconceituoso; Decadência; Repúdio; Renascimento.
Espero ter ajudado a responder sua questão!
Colocar como melhor resposta ajuda muito!
°∪°