como base nessas informações , desenvolva um pequeno texto que retrate as motivações da militarização espartana, a divisão do trabalho na sociedade e vida publica
Soluções para a tarefa
A sociedade espartana era baseada no ideal militar como simbolo de honra e dignidade. A sociedade era comandada por dois reis e uma comissão de anciões. De vida basicamente agrária, a sociedade era caracterizada por um maior respeito a figura feminina (se comparada a Atenas).
Abraço!
A militarização da sociedade espartana foi motivada, sobretudo, pelas disputas locais entre as Cidades-Estado que compunham a Grécia - na Guerra do Peloponeso, por exemplo, houve um conflito em larga escala entre as Cidades-Estado - e pelas ameaças de invasões estrangeiras.
Deste modo, mais que um simples compromisso "simbólico" com a "honra ou dignidade" os espartanos viam na tradição militar uma garantia da sua própria independência.
Este modelo militar privilegiava as elites guerreiras, de modo que concedia a algumas famílias amplos privilégios políticos, sendo a oligarquia a base da vida política espartana.
O trabalho era dividido de acordo com essa hierarquia, estando no topo - como donos de propriedades rurais - os melhores entre os guerreiros e na base os escravos, capturados entre os derrotados.
Uma comparação entre Esparta e Atenas pode ser encontrada em:
https://brainly.com.br/tarefa/8067812