Sociologia, perguntado por brucasouza, 11 meses atrás

Como augusto comte explica o progresso da sociedade humana

Soluções para a tarefa

Respondido por neiafrutuoso
6
Na primeira parte do seu pensamento, Augusto Comte se esforça para justificar historicamente a filosofia positiva, partindo de uma consideração na qual concebe "a história da sociedade como sendo sobretudo dominada pela história do espírito humano" (CORDON, 1983, p. 27). Isso significa que a história, enquanto ordem social e progresso da sociedade, é o resultado e a manifestação do progresso do intelecto humano; assim, a sua filosofia da história é, em última instancia, a história do progresso do espírito humano. 

Para explicar convenientemente a verdadeira natureza e o caráter próprio da filosofia positiva, é indispensável ter, de início, uma visão geral sobre a marcha progressiva do espírito humano, considerado em seu conjunto, pois uma concepção qualquer só pode ser bem conhecida por sua história. (COMTE, 1996, p. 22)

A filosofia da história comteana, inquirindo sobre "a marcha progressiva do espírito humano" chega a conclusão de que existe uma lei fundamental, sobre a qual estão sujeitas as principais concepções e ramos do conhecimento no decurso da história. Segundo essa lei, o intelecto humano passa por três estágios diferentes e sucessivos. Mas, para se entender o sentido da afirmação de Comte, é preciso considerar, previamente as categorias de ordem, progresso e estado que são o suporte da sua compreensão da história.
O termo "ordem" ou "época orgânica", para Comte, refere-se à configuração estável da sociedade numa época determinada, como resultado de sua conexão, estrutura e unidade sistemática interna. Porém, embora se trate de ordem social, ela é fundamentalmente ordem intelectual, da qual a estrutura social é uma expressão. Isso porque "a unidade, convivência e ordem social e o progresso da sociedade que é a história repousam num sistema de crenças e idéias, num sistema intelectual" (CORDON, 1983, p. 23). Outra característica do conceito de ordem como unidade sistemática estável, é que ele é não é imutável, pois uma época orgânica dá lugar a outra época orgânica. A passagem de uma ordem ou época orgânica a outra é chamada de progresso ou época crítica. O progresso na ordem da sociedade não é simplesmente transição, mas desenvolvimento: passar de uma ordem a outra é progredir.

Perguntas interessantes