como as vacinas sao produzidas e como elas atauam no nosso organismo
Soluções para a tarefa
Resposta:
Como é feito a vacina
O processo de produção de vacinas não é simples. Existem várias formulações diferentes de vacinas. Em primeiro lugar é preciso identificar o agente causador da doença que se quer combater. A vacina pode ser produzida a partir de componentes de um microrganismo ou dele próprio, morto ou atenuado. Ela não tem o mesmo poder de infecção e é suficiente para induzir uma proteção no hospedeiro.
Como a vacina atua no organismo
Ao entrar em contato com o sistema imune, a vacina provoca uma reação de proteção e gera nele uma memória. Essa memória possibilita que o sistema imunológico tenha uma resposta rápida e eficiente de controle infeccioso quando o mesmo agente entrar no organismo.
História:
A primeira vacina de que se tem registro na história surgiu em 1796, quando o médico britânico Edward Jenner desenvolveu uma forma de imunização contra a varíola. Ele descobriu que, ao expor uma pessoa à versão bovina do vírus, ela tinha inicialmente reações leves, mas com rápida recuperação e, mais tarde, desenvolvia imunidade contra a versão humana da doença.
As vacinas são produzidas com componentes dos próprios micro-organismos que causam a doença. Em geral, são versões enfraquecidas ou mortas desses micro-organismos, que ativam os anticorpos ao serem injetadas. Assim, na próxima vez em que a pessoa for infectada, seu corpo já terá a memória de defesa, ou seja, os anticorpos específicos para combater o invasor, evitando o contágio.
Em alguns casos, não é o micro-organismo, mas, sim, uma toxina que ele produz que causa a doença, então a vacina atua para neutralizá-la. Quando é a quantidade do vírus que importa, o trabalho é para impedir a multiplicação. A vacina é produzida de acordo com a ação do vírus no corpo.
COMO A VACINA ATUA NO NOSSO ORGANISMO?
O objetivo da vacina é estimular o organismo a produzir anticorpos contra germes, vírus e bactérias. Sempre que algum corpo estranho entra em nosso organismo, o sistema imunológico “luta” para imobilizá-lo e expulsá-lo.
A lógica da vacina é estimular o organismo a produzir anticorpos a partir da inoculação da bactéria ou do vírus em um estado inativo. Em outras palavras, um “vírus inativo” é implantado no corpo para que o organismo crie defesas contra ele. Assim, como o vírus ativo entre em contato com o corpo, o sistema imunológico já estará preparado para reconhecê-lo e combatê-lo.