como as salamandras se comunicam?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
A locomoção da maioria das salamandras que vivem na terra é semelhante ao modo de locomoção dos primeiros tetrápodes. Elas se locomovem por meio de ondulações laterais do corpo e de sua cauda combinadas com o movimento das patas.
As salamandras são anfíbios da Ordem Urodela ou Caudata, representada por 620 espécies descritas e dentre as quais cinco (Bolitoglossa altamazonica, Bolitoglossa paraensis, Bolitoglossa caldwellae, Bolitoglossa madeira e Bolitoglossa tapajonica) são encontradas na Amazônia, no Brasil e todas pertencem à família Plethodontidae. Os urodelos têm corpo alongado, não possuem escamas, têm quatro patas e a maioria tem cauda longa. A capacidade de regerar a cauda é um mecanismo de espace ao predador, uma vez que, parte da cauda se desprende, distraindo o predador potencial e, enquanto isso, a salamandra tem chance de fugir.
Devido a grande diversidade de espécies, as salamandras também ocupam uma grande diversidade de habitats, com espécies que são terrestres, espécies aquáticas e outras semiaquáticas. O padrão locomotor aparentemente é um aspecto conservativo do ancestral dos tetrápodes, ou seja, ondulações laterais combinadas com movimentos das patas. A pedomorfose, ou seja, a retenção de caracteres larvais, em salamandras sexualmente maduras, é difundida entre as salamandras e várias famílias de salamandras aquáticas são constituídas exclusivamente por formas pedomórficas. Algumas características retidas nos adultos incluem padrões larvais de dentes e ossos, ausência de pálpebras, retenção de um sistema de linha lateral funcional e, em alguns casos, retenção de brânquias externas.