como as pessoas fazem para construir suas casa em regiões desertica,alagada,e de relevo acidentado
Soluções para a tarefa
Resposta:
Entre as características do clima desértico, podemos citar a elevada amplitude térmica diária e a baixa umidade e pluviosidade anual.
As regiões sob o domínio do clima desértico fazem com que animais e plantas precisem adaptar-se às condições climáticas únicas
As regiões sob o domínio do clima desértico fazem com que animais e plantas precisem adaptar-se às condições climáticas únicas
O clima desértico é especialmente encontrado na região intertropical, ou seja, a zona entre o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio. É um clima bastante hostil para o surgimento e manutenção de seres vivos, pois, além da baixíssima umidade do ar, esse clima também registra temperaturas elevadíssimas durante o dia.
Embora os desertos sejam caracterizados como porções do território em que há escassez ou inexistência de seres vivos, o clima desértico a que nos referimos aqui se refere ao apresentado nos desertos quentes, uma vez que espaços como a gélida Antártida também são considerados desertos. Aliás, esse continente gelado é o maior deserto em extensão territorial.
Características do clima desértico
Pluviosidade – A particularidade mais marcante do clima desértico é a escassez de umidade. Em alguns desertos extremamente áridos, o índice pluviométrico – média das precipitações – não chega a 200 mm anuais. No entanto, existem algumas regiões de clima desértico que, em determinado período do ano, têm um aumento na incidência de chuvas, embora na maior parte do ano o clima permaneça muito seco.
Temperaturas – A maior parte dos desertos quentes, em razão da latitude e da ausência de vegetação e rede hidrográfica, apresenta elevadíssimas temperaturas no decorrer do dia. Em alguns casos, chegam a registrar mais de 50°C nas horas de maior incidência de radiação solar. As temperaturas mais elevadas já registradas no planeta, inclusive, são sempre em regiões de clima desértico.
Amplitude térmica – A diferença entre a temperatura máxima registrada e a temperatura mínima é denominada de amplitude térmica. Nas regiões de clima desértico, essa variação impressiona. O calor escaldante apresentado durante o dia nos climas desérticos é substituído durante a noite por temperaturas baixíssimas. Essa variação de temperatura ocorre porque a ausência de umidade do ar faz com que, com a chegada da noite, o calor armazenado na areia dissipe-se rapidamente e a temperatura caia bruscamente.
Explicação: