Biologia, perguntado por AJMSB98, 10 meses atrás

como as pessoas com síndrome de down vivem na sociedade

Soluções para a tarefa

Respondido por mahcampos680
2

A palavra síndrome significa um conjunto de características que prejudicam de algum modo o desenvolvimento das pessoas portadoras. A Síndrome de Down é caracterizada pela presença nas células do portador de um cromossomo 21 a mais, sendo este um dos principais problemas de origem genética nas populações humanas e um dos mais reconhecidos pela população.Há alguns sinais físicos que geralmente acompanham a Síndrome de Down e por isso ajudam no diagnóstico. O portador pode ter uma vida normal, mas com algumas restrições, pois há um atraso cognitivo. Alguns indivíduos também podem apresentar algum tipo de atraso no desenvolvimento motor. São em geral pessoas amáveis e dedicadas.

Desde o nascimento já podem ser percebidas nos bebês as características dessa síndrome. O bebê é mais quieto, apresenta dificuldade para sugar, engolir, sustentar a cabeça e os membros do seu corpo. A abertura das pálpebras é inclinada, com a parte externa mais elevada e o canto interno dos olhos tem a prega no formato mais característico da raça amarela. Possuem também a língua protusa. Cerca de 40% dos recém-nascidos possuem cardiopatias.

A estimulação precoce, logo nos primeiros dias de vida é muito importante para que haja um melhor desenvolvimento físico, social e mental do portador.

Vale ressaltar aqui dois fatores, que são considerados fundamentais para um desenvolvimento de qualquer criança, seja ela portadora de alguma síndrome ou não, o amor e o estabelecimento de limites. Isto deve começar desde cedo na relação com a família e na sociedade.

Os envolvidos mais intensamente em trabalhos com esses portadores consideram-nos especiais, pois a intensidade e o retorno pessoal que esse contato proporciona são muito gratificantes.

Todos os envolvidos com os portadores apontam a importância da lei que garanta a eles os mesmos os direitos inerentes a todos os seres humanos e cidadãos, entre eles, o direito de viver e conviver na sua comunidade com a sua família, o direito à dignidade, à saúde, à educação, ao emprego e ao lazer.

Estes direitos não devem ficar só no papel, é preciso conscientizar a população, as famílias e, principalmente, os próprios portadores, para que possam reivindicar o atendimento a todos esses direitos, para que de fato possamos contar com mais pessoas especiais participando ativamente dentro da sociedade.

Indivíduos com Síndrome de Down são gente em primeiro lugar, com os mesmos direitos e necessidades que todo mundo. O desenvolvimento de indivíduos com Síndrome de Down é influenciado pela qualidade do cuidado, educação, e experiência que lhes são oferecidos, como qualquer outra pessoa. A vida diária de indivíduos com Síndrome de Down, seja quais forem suas idades, é influenciada pelos recursos que lhes estão disponíveis e pela atitude das pessoas que vivem com eles, as pessoas com quem eles convivem na comunidade e as pessoas que os sustentam ou ensinam.

Perguntas interessantes