como as moléculas do ar se comportam?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Ao estudarmos a dilatação dos sólidos e líquidos, vemos que quando esses materiais têm suas temperaturas aumentadas sofrem variação em seu volume, ou seja, dizemos que os materiais líquidos e sólidos sofrem aumento em suas dimensões. Em ralação aos gases, podemos dizer que não possuem o mesmo comportamento dos sólidos e dos líquidos, pelo fato de eles ocuparem todo o recipiente em que estão contidos e também pelo fato de eles poderem estar submetidos a pressões diferentes.
Assim como todos os materiais sólidos e líquidos, os gases são compostos por um número gigantesco de átomos e moléculas que se movimentam de acordo com as leis da cinemática. No entanto, é impossível escrever equações de movimento dessas partículas e tentar acompanhar o movimento de cada uma delas. Por exemplo, o número de moléculas de gás oxigênio e nitrogênio, contidas em um litro de ar, é da ordem de 1022 moléculas. Mesmo os computadores mais potentes não conseguem levar em conta tamanho número de equações.
Para simplificar o estudo, costuma-se trabalhar com características macroscópicas dos gases. Por exemplo, a pressão que um gás exerce sobre as paredes do reservatório que o contém é a medida da força total exercida pelas moléculas que estão se chocando contra a parede naquele instante, dividida pela área em questão. Assim, apesar de não se conhecer com detalhe a contribuição de cada molécula para a força total, pode-se medir a contribuição média por molécula para a pressão.
Usualmente, descrevemos um gás a partir de quatro variáveis, que podem ser facilmente medidas em laboratório: a temperatura, o volume, a pressão e a quantidade de gás (em massa ou em número de moléculas). Entretanto, pode ocasionar a variação de outra. Ao alterarmos a temperatura do gás, seu volume ou sua pressão irá mudar.
Para que tenhamos um gás ideal, precisamos que ele seja portador de algumas características básicas.
As moléculas do ar se comportam em constante agitação.