como as ligações covalentes são formadas?
Soluções para a tarefa
A ligação covalente é um tipo de ligação química que ocorre com o compartilhamento de pares de elétrons entre átomos que podem ser o hidrogênio, ametais ou semimetais.
Segundo a teoria ou regra do octeto, os átomos dos elementos ficam estáveis quando atingem a configuração eletrônica de um gás nobre, ou seja, quando eles possuem oito elétrons em sua camada de valência (camada mais externa) ou dois elétrons — no caso de possuírem somente a camada eletrônica K.
Assim, seguindo essa regra, os átomos dos elementos mencionados possuem a tendência de ganhar elétrons para alcançarem a estabilidade. Por exemplo, o hidrogênio no estado fundamental possui somente um elétron na sua camada eletrônica; assim, para ficar estável, ele precisar receber mais um elétron de outro átomo.
Se tivermos dois átomos de hidrogênio, ambos precisarão receber um elétron cada. Por isso, em vez de transferirem elétrons (como ocorre na ligação iônica), eles farão uma ligação covalente em que compartilharão um par de elétrons. Desse modo, ambos ficarão com dois elétrons.
Resposta:
Explicação:
As ligações covalentes ocorrem por meio do compartilhamento de elétrons, para se estabilizarem; ocorre geralmente entre dois ametais ou entre um metal e o hidrogênio e também pode ser chamada de ligação molecular já que forma moléculas. Além das ligações simples, formadas por apenas um par de elétrons, há as ligações duplas e triplas, que compartilham 2 e 3 pares de elétrons respectivamente.
Regra de Lewis: elétrons livres (que não estão sendo compartilhados) são sempre alocados aos pares.