Como as Juntas Provinciais influenciaram na independência da América Espanhola?
Soluções para a tarefa
Resposta:
As Juntas Governativas, formadas a partir dos cabildos (assembleias) americanos, apesar de jurarem fidelidade a Fernando 7º, na prática constituíam governos autônomos. Em muitas colônias americanas a rivalidade entre criollos e chapetones se ampliou, ocasionando inúmeras rebeliões. Os criollos, então, foram se organizando aos poucos, para poderem governar os cabildos e expulsar os espanhóis de seus territórios, ao mesmo tempo em que submetiam as rebeliões populares. Sem a fiscalização metropolitana, o contrabando aumentou e os navios ingleses e estadunidenses passaram a suprir os mercados coloniais. Os criollos, conscientes de sua autonomia política e econômica, além de fortemente inspirados pela Declaração de Independência dos Estados Unidos e pela Declaração dos Direitos do Homem, iniciaram suas lutas pela liberdade, até que, em 1810, a Venezuela, a Argentina, a Colômbia, o México e o Chile se declararam independentes.
Resposta:
As juntas governativas foram às formações criadas pelos criolos durante o processo de independências das colônias espanholas. Essas juntas se formaram após a Espanha ficar impedida por causa da invasão napoleônica.
As juntas foram responsáveis por liderar uma luta armada contra o poder da metrópole. Com a derrota de Napoleão, a Espanha voltou a ter domínio de seus territórios. O rei da Espanha restaurou o absolutismo e investiu em forças armadas para preservar suas colônias.
As forças espanholas lutaram contra os revolucionários e após muitas lutas, foi reconhecida a independência de vários territórios.
Explicação:
ESPERO TER AJUDADO!!!