Português, perguntado por Larissaazeredo08, 9 meses atrás

Como as intervenções urbanas atuais podem mobilizar ações coletivas?

Soluções para a tarefa

Respondido por issacarcamara
9

Resposta:

As intervenções tendem portanto a não ser locais, mas a abranger áreas mais amplas, a partir do território reconfigurado pelos diversos processos urbanos. Trabalhando na interseção desses diferentes vetores, nos intervalos surgidos no tecido fragmentado e nos fluxos descontínuos da megalópole. Provocando rearticulações entre as diversas situações urbanas, amplificando seu significado e impacto urbano, cultural e social. Intensificando a percepção, por parte da população, destes processos.

Intervenções em megacidades colocam a questão da percepção de grandes áreas urbanas. Estas várias ações, simultâneas, podem proporcionar uma outra percepção da área urbana? Um outro mapeamento (direções, significado dos locais, rearticulações) surgirá daí? Quais são as questões relativas à apreensão, pelo público, de intervenções nesta escala? Que problemas uma área tão vasta e desestruturada coloca para a percepção do seu traçado e das intervenções ali realizadas? Como a população e os interessados poderão ter acesso às intervenções e a toda a área que estão delimitando?

Os paradigmas que se impõem são, necessariamente, mais amplos e complexos, escapando aos parâmetros estabelecidos da experiência e da percepção, da arquitetura e do urbanismo convencionais, da gramática conhecida da arte para espaços públicos. As situações propostas requerem aproximações que não podem mais fazer recurso aos procedimentos estabelecidos, tradicionalmente, pela escultura e pelas práticas artísticas recentes para sítio específico e instalações. A referência à escalas urbanas mais amplas é indispensável.

Explicação:

Perguntas interessantes