Como as fontes renováveis de energia podem auxiliar no desenvolvimento de cidades, aldeia ou tribos que ficam localizadas em regiões mais afastadas?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Instituto Energia e Meio Ambiente (IEMA), Instituto Socioambiental (ISA), Associação Terra Indígena Xingu (ATIX) e Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (IEE-USP) debaterão no dia 27, quarta-feira, como a energia renovável pode beneficiar as comunidades indígenas. O evento gratuito acontecerá na Feira e Simpósio Energia & Comunidades, em Manaus (AM). Na ocasião, serão apresentados os resultados de dois estudos: Aprendizados e desafios da inserção de tecnologia solar fotovoltaica no Território Indígena do Xingu e Avaliação de impacto socioambiental da introdução de sistemas fotovoltaicos no Território Indígena do Xingu.
Resposta: fontes de energias renováveis como a solar e a eólica podem trazer desenvolvimento para região já que não precisam de um determinado parâmetro para ser implementando, e a partir do momento que a energia chega até os pontos mais afastados isso permite maior qualidade de vida e abre oportunidade para o acesso a tecnologias.