Como as florestas retiram o CO2 (gas carbonico) da atmosfera? De exemplo de
como o CO2 6 liberado na atmosfera.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Desde a Revolução Industrial, nossa espécie já emitiu mais de 2 mil giga toneladas de dióxido de carbono na atmosfera. (Uma giga tonelada é um bilhão de toneladas métricas.) Esse manto espesso de gases de efeito estufa é a causa do aquecimento global que vivemos hoje. Se nada mudar, impactos climáticos como incêndios florestais, ondas de calor sufocantes e o aumento do nível do mar continuarão a se intensificar.
Indispensável para combater a mudança climática é reduzir drasticamente as emissões – por exemplo, aumentando a energia renovável, a eficiência energética, interrompendo o desmatamento e restringindo super poluentes como os hidrofluorcarbonos (HFCs). A mais recente ciência climática nos diz, no entanto, que esses esforços por si só não são suficientes para evitar mudanças climáticas perigosas.
Para manter a temperatura global subindo até 1,5 a 2 graus Celsius, o limite que os cientistas dizem ser necessário para evitar os piores impactos climáticos, precisaremos não apenas reduzir as emissões, mas também remover e armazenar carbono da atmosfera.
Explicação:
Na verdade, a maioria dos cenários climáticos mostra que precisamos remover bilhões de toneladas métricas de dióxido de carbono por ano até meados do século, ao mesmo tempo em que aumentamos as reduções de emissões.
A remoção de carbono pode ser realizada de várias formas, desde novas tecnologias até práticas de manejo da terra. A grande questão é se essas abordagens podem fornecer a remoção de carbono na escala necessária nas próximas décadas.
Resposta:
As florestas retiram o gás carbonico da atmosfera pelo processo da fotossíntese. O CO26 pode ser liberado na atmosfera por queima de combustíveis fosseis.
Explicação: