História, perguntado por nunesgoh, 2 meses atrás

como as duas grandes guerras influenciaram na economia brasileira?​

Soluções para a tarefa

Respondido por aquilesartur734
1

Resposta:

Durante a Segunda Guerra Mundial ocorreu um bloqueio por parte dos britânicos aos navios mercantes alemães, o que gerou uma grande queda nas relações comerciais entre Brasil e Alemanha. Ao mesmo tempo, as trocas comerciais entre o Brasil e os Estados Unidos se avolumaram.A economia brasileira durante o período, no entanto, teve um aumento significativo graças a Segunda Guerra Mundial. Os primeiros anos do conflito favoreceram os preços das matérias-primas, geralmente produtos agrícolas, que sustentavam as exportações, foram elevados no mercado internacional, valorizando a balança comercial brasileira. O país também passou por um aquecimento na industrialização de bens de consumo que eram importados e agora eram produtos nacionais.

Explicação:

espero ter te ajudado !!!


nunesgoh: resume em poucas palavras para min?
nunesgoh: 3 linhas por favor
aquilesartur734: claro
aquilesartur734: Durante a Segunda Guerra Mundial ocorreu um bloqueio por parte dos britânicos aos navios mercantes alemães, o que gerou uma grande queda nas relações comerciais entre Brasil e Alemanha
aquilesartur734: acho que esta e uma boa rsposta
nunesgoh: obrigado
aquilesartur734: de nada
Respondido por fiznoclaz
1

Resposta:

Para o historiador Francisco Luiz Vinhosa, um dos efeitos foi expor as fragilidades da economia brasileira, na época extremamente dependente das exportações de café.

"O principal legado da Primeira Guerra Mundial para o Brasil foi revelar nosso atraso político e econômico. O país perdeu oportunidades de usar o conflito, a começar pela decisão de escolha de lado. A Alemanha, por exemplo, ofereceria ao Brasil uma chance de escapar do imperialismo da Grã-Bretanha", afirma Vinhosa, autor de O Brasil e a Primeira Guerra Mundial, um dos mais completos estudos sobre o tema, lançado em 1990.

Neutro durante boa parte dos três primeiros anos do conflito, uma posição alinhada com a do governo dos Estados Unidos, o Brasil entrou na guerra em 1917, usando como justificativa oficial os ataques de submarinos alemães a navios mercantes brasileiros.

Em um desses episódios, o afundamento do navio Paraná, morreram três marinheiros. O incidente provocou indignação popular, levando a ataques contra empresas e estabelecimentos comerciais ligados à colônia alemã no país.

"Mas 1917 foi o ano em que os americanos também entraram na guerra e todos os países já tinham em mente uma possível divisão dos espólios do pós-guerra. O Brasil buscava um lugar de destaque no cenário internacional", completa Vinhosa.

Perguntas interessantes