Como as dimensões: Epistemológicas, Éticas e Políticas devem ser observadas / aplicadas para o sucesso da transmissão do saber?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Na dimensão epistêmica, leva-se em consideração a relação existente entre o mundo material e o conhecimento científico, considerando nessa relação uma Ciência em função de um mundo holístico, complexo e histórico-social dos sujeitos (estudantes e professores). Assim, a escolha de uma situação problema, por exemplo, vincula-se à dimensão epistêmica, pois reflete-se como o professor lida com a contextualização do conhecimento científico. É preciso lembrar que as ciências são mediadas pelos interesses, o conhecimento é interessado, logo, não é neutro.
A metodologia científica deve ser considerada como uma prática que constitui um conjunto específico de conhecimentos científicos, com características específicas sobre o ensino e a pesquisa, com mecanismos e métodos próprios de exercício intelectual. No entanto, o ensino precisa ser capaz de desenvolver no aluno uma postura reflexivo-crítica, questionadora e investigadora e não passiva de aceitação do que é estabelecido como verdade, tornando a aprendizagem uma arte e o pensamento um prazer.
As dimensões ética e política também influenciam diretamente na transmissão do saber. A primeira abordagem diz respeito ao ensino penetrado por opções de valor e expectativa, que mesmo não sendo compartilhados por todos, exercem determinada influência sobre a prática pedagógica. Os valores intervêm durante todo o processo de construção de raciocínios, pois tanto o professor como o aluno são sujeitos históricos naturais com interesses e valores.
Quanto à dimensão política, é preciso lembrar que as políticas públicas embasam todo o processo de ensino. Os agentes deflagradores da educação são os professores, que formulam seus planos de trabalho pedagógico, com objetivos, conteúdos, recursos didáticos e formas de avaliação; no entanto, tudo deve ser pautado na legislação e orientação que provém do poder governamental respectivo, ou seja, os órgãos do governo planejam ou intervêm no processo de planejamento dos sistemas de ensino.
Explicação:
A partir dos diferentes níveis de epistemologia que podem ser notados lado a lado de diversos pontos de vista, elaborados por diferentes autores, porém podemos apresentar três conforme a pergunta, sendo:
A Epistemologia Genética de Piaget;
A Epistemologia Histórica de Bachelard;
E por fim, a Epistemologia Crítica de Habermas, que dialoga com a responsabilidade social dos cientistas e dos técnicos, inclusive dos pensadores que anteriormente desenvolveram reflexões sobre a epistemologia.
Os planos municipais e estaduais não superam o planejamento nacional, que, como o nome diz, opera dentro de todo território Brasileiro.
Além disso, o fortalecimento das estratégias curriculares devem priorizar o monitoramento e o acesso dos alunos, aos programas, como apresentado na assertiva.
Mais sobre este tema:
https://brainly.com.br/tarefa/21846295