Como as diferentes escolas filosoficas se posicionam ao passar dos tempos?
Soluções para a tarefa
A escola Jônica é considerada a mais antiga escola grega de pensamento Surgida na cidade de Mileto por volta do século VI a.C. com o objetivo de descobrir a causa suprema de tudo, buscava sentido racional para a origem das coisas.
Escola Eléia tinha como figura principal Parmênides, que viveu no século V a.C. Para ele, a única realidade existente é o ser. Ou a coisa é ou não é, ou seja, se algo já é, não pode vir-a-ser, pois sua principal característica está em que ela é.
Escola Sofista tinha como interesse descobrir o fundamento de todas as coisas, visto que não aceitavam as hipóteses mitícas dos deuses para justificar a realidade. Buscavam uma justificativa lógica para as coisas, procurando o fundamento de tudo.
Escola Atomista eles chegaram a conclusão de que o ser é um composto de átomos.
Escola Socrática- Tinha Sócrates como figura principal. Sócrates como educador utilizava um método pedagógico chamado de maiêutica – retirar de dentro do outro a verdade que nele está, o conhecimento que nele habita.
Escola Platônica – tinha como figura principal Platão. Para Platão a matéria, ou mundo material, é má, ou mau, descaído e alienado. O que hoje chamamos de “real”, ou realidade, para ele não passava de uma sombra, uma perfeita imitação, uma cópia descaracterizada ou uma réplica malfeita do mundo “ideal”.
Escola Estoica - O principal pensamento desta escola é, primordialmente, a sua doutrina moral.
Escola Agostiniana- A principal figura era Agostinho, ele foi o primeiro pensador a criar o que hoje se denomina “filosofia da história”.
Escola Tomista- A figura principal é Tomás de Aquino. Aquino procurou fazer uma correlação, ou diálogo, entre o pensamento grego e a fé cristã.
Escola Empirista – Francis Bacon era a figura principal. Para ele não existe conhecimento qualquer que seja sem a experiência de certos fatos concreto.
Escola Racionalista- A figura principal é René Descartes, para ele o problema central estava em como estabelecer o valor do conhecimento humano, bem como a metodologia adequada à especulação filosófica e ao raciocínio lógico.
Espero ter ajudado.