Como as descobertas de Freud auxiliam no descentramento do sujeito cartesiano?
a.
A teoria freudiana de que nossas identidades, nossa sexualidade e a estrutura de nossos desejos são formadas com base em processos psíquicos e simbólicos do inconsciente, que funciona de acordo com uma “lógica” muito diferente da lógica racional, arrasa com o conceito do sujeito racional, provido de uma identidade fixa e unificada.
b.
A teoria freudiana de que nossas identidades, nossa sexualidade e a estrutura de nossos desejos são formadas com base em processos puramente biológicos do nosso organismo, que funciona de acordo com uma lógica racional, corrobora o conceito do sujeito racional provido de uma identidade fixa e unificada.
c.
A teoria freudiana de que nossas identidades, nossa sexualidade e a estrutura de nossos desejos são formadas com base em processos psíquicos e simbólicos do inconsciente, que funciona de acordo com uma lógica racional, arrasa com o conceito do sujeito racional provido de uma identidade fixa e unificada.
d.
A teoria freudiana de que nossas identidades, nossa sexualidade e a estrutura de nossos desejos são formadas com base em processos puramente biológicos do nosso organismo, que funciona de acordo com uma “lógica” muito diferente da lógica racional, arrasa com o conceito do sujeito racional provido de uma identidade fixa e unificada.
e.
Nenhuma das alternativas anteriores está correta.
PERGUNTA 1
A globalização e a exclusão são dois conceitos que definem duas realidades interligadas. O primeiro designa as características atuais do processo de desenvolvimento do capitalismo em nível mundial e o segundo, sua consequência mais visível e imediata. Os novos ideólogos da modernização apresentam-nos a sociedade ocidental industrializada, tecnologicamente avançada e moderna como um modelo ideal a ser seguido pelos países da periferia. No seu entender, a história é uma sucessão de etapas, ou estágios graduais que levam necessariamente ao desenvolvimento. Atualizando a teoria da modernização para os dias atuais, encontram-se os mesmos argumentos para explicar a exclusão social: os “integrados” no mundo globalizado são aqueles que conseguem incorporar atitudes, valores e novos padrões de comportamentos mais adequados ao usufruto das oportunidades que as sociedades capitalistas oferecem a todos os seus cidadãos. A educação é uma variável considerada determinante da inclusão social. A Internet transforma-se numa palavra mágica com força persuasiva: todos devem “integrar-se” à rede mundial para participar da era global.
Da leitura deste texto pode depreender que:
I. O processo de globalização já nasceu com vocação internacional, pois a dinâmica da acumulação, concentração, centralização e internacionalização do capital faz parte da sua própria constituição e forma de expansão.
II. No discurso das classes dominantes, os próprios indivíduos são culpados pela sua exclusão do sistema, e as sociedades periféricas são consideradas as principais responsáveis pela sua situação de “atraso”.
III. A “incompetência e corrupção das elites” são consideradas, pelos novos teóricos da modernização, a principal explicação para a situação de dependência dos países periféricos.
IV. Merece especial atenção à análise do impacto das mudanças que a globalização, liderada fundamentalmente pela revolução científica e tecnológica, está provocando na estrutura interna das sociedades contemporâneas e nas relações internacionais.
Analise estas considerações e assinale a alternativa correta.
a.
Somente a alternativa I está correta.
b.
Somente as alternativas I e II estão corretas.
c.
Somente a alternativa III está correta.
d.
Somente as alternativas I, III e IV são falsas.
e.
Somente a alternativa IV está correta.
Soluções para a tarefa
1 - A alternativa correta é a A). A teoria freudiana de que nossas identidades, nossa sexualidade e a estrutura de nossos desejos são formadas com base em processos psíquicos e simbólicos do inconsciente, que funciona de acordo com uma “lógica” muito diferente da lógica racional, arrasa com o conceito do sujeito racional, provido de uma identidade fixa e unificada.
A teoria de Freudiana se baseia na ideia de estruturas dentro de processos psíquicos e de processos simbólicos que ocorrem dentro do inconsciente.
Os processos que acontecem dentro desses elementos são diferentes daqueles que funcionam de modo considerada como racionais.
2 - A alternativas corretas é a d. Somente as alternativas I, III e IV são corretas.
A Globalização e exclusão são dois conceitos que podem se apresentar por meio de realidades que são ligadas. Entre uma dualidade de aspectos do processo do capitalismo e a consequência de maneira imediata.
Espero ter ajudado.