como as danças intregram a nossa cultura?
Soluções para a tarefa
Resposta:
O texto apresenta um dos fragmentos analisados na tese Dança - Educação Física: (in)tensas relações, que teve como objetivo analisar os sentidos e os significados produzidos nas propostas curriculares dos cursos de formação de professores de educação física e de dança a respeito do conhecimento dança. O estudo caracteriza-se como uma pesquisa documental, cuja principal fonte foram os currículos das instituições de ensino superior brasileiras na formação em Licenciatura em Dança e Licenciatura em Educação Física. Esta pesquisa documental com as instituições de ensino superior brasileiras intencionou identificar as propostas curriculares que apontam a dança como conhecimento identificador da área a ser estudado na escola.
Selecionei como campo de pesquisa, diante dos inúmeros dados de análise, dois pares de instituições: o par da Região Sudeste, situado na cidade de Campinas, no estado de São Paulo, na Universidade Estadual de Campinas, que congrega a Licenciatura em Dança do Instituto de Artes e a Licenciatura em Educação Física da Faculdade de Educação Física; e o par da Região Nordeste, situado na cidade de Salvador, no estado da Bahia, na Universidade Federal da Bahia, congregando os cursos de Licenciatura em Dança da Escola de Dança e o Curso de Licenciatura em Educação Física da Faculdade de Educação.
Definidos os pares da pesquisa, caracterizei a perspectiva do estudo, em que os projetos pedagógicos são compreendidos como fontes, entendendo que o projeto pedagógico de um curso é um documento importante no processo de sua constituição. Dessa forma, eles compõem um discurso escrito que viveu e vive uma intensa discussão ideológica, cujas formulações foram construídas ao longo de todo o seu percurso de existência e consolidação.
A partir das leituras dos projetos, foi possível destacar vários fragmentos que me chamavam ao diálogo; eles indagavam-me em busca da compreensão dos significados produzidos na construção do texto. Eram como indícios, sinais, que apareciam no texto diante da minha leitura (Ginzburg, 1989). Desse modo, dentre inúmeras possibilidades, segui os sinais, os indícios que se apresentavam nos projetos, destacando seis fragmentos enunciados nos documentos. Estes são temas que perpassavam o foco da pesquisa - a compreensão sobre dança presente nos projetos dos cursos de formação de professores de dança e de educação física.
Os fragmentos foram organizados em dois blocos: "Reflexões sobre a dança no campo do conhecimento e da linguagem" e "A dança nas discussões sobre cultura".
O fragmento destacado, neste texto, integra as discussões sobre dança e cultura. Analiso a compreensão, apresentada pelos Cursos de Dança, sobre a dança como uma manifestação artística e sua representação na cultura popular brasileira.
Identifico, na Apresentação, a concepção de dança do Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Dança da Unicamp. Diz o texto:
A Dança é uma manifestação artística que tem presença marcante na cultura popular brasileira representando um veículo privilegiado de expressão de sentimento e comunicação social. O brasileiro tem desenvolvido variadas formas de expressão do corpo que merecem atenção especial dos pesquisadores desta arte (Unicamp. Instituto de Artes, 2006, p. 1).
Esse curso, que teve seu projeto implantado em 1985, em 2006 passou por uma revisão ampliada da primeira versão que se inicia com a afirmação de que a "arte da dança", acompanhando as transformações dos estudos sobre o corpo no século XX, rejeita a rigidez das escolas de dança clássica - marca fundante das relações de ensino da dança -; reavalia as escolas de dança moderna e aponta para as possibilidades que são apresentadas pela chamada dança contemporânea.
Nesse processo, o curso, que já tinha como base fundamental a dança clássica e, ao longo de seu desenvolvimento, tomou a dança contemporânea como possibilidade de superação, com essa reformulação destaca que a área da dança carece de pesquisas sobre a dança brasileira. Enfatiza, ainda, que: "Apesar do crescimento da área de Dança, e do amplo reconhecimento da importância da Dança na cultura brasileira, faltam ainda no país centros superiores de ensino e pesquisa desta arte" (Unicamp. Instituto de Artes, 2006, p. 1). Dessa forma, faz uma opção diante do campo de disputa tensionado ao longo dos anos por essa área.
Compreendo que a dança é uma das manifestações culturais da humanidade que está presente em toda a sua história. Ouve-se, por todos os lados: "dança é vida", "dança é mediação", "dança é um ritual"... "Dançamos para nos comunicar", "para expressar nossos sentimentos", "para contar e recontar"... Por vezes identifico uma visão muito romântica de que "dança é tudo".
Explicação: