Psicologia, perguntado por carlaklasen, 10 meses atrás

Como as consequências psicológicas podem prejudicar a vida de um trabalhador após um acidente de trabalho ?

Soluções para a tarefa

Respondido por Manusolza
1

Resposta:

0

SEGURANÇA DO TRABALHO NAS EMPRESAS

Quais são as consequências do acidente de trabalho?

POSTED ON 7 DE AGOSTO DE 2017 BY EQUIPE CONECT

Powered by Rock Convert

Estima-se que no Brasil aconteçam 700 mil acidentes de trabalho por ano, o que coloca o Brasil na 4ª posição do ranking de países com maior número de acidentes.

Esses milhares de acidentes de trabalho causam prejuízos não apenas ao trabalhador que sofre o acidente, mas à sua família, à empresa para a qual trabalha e, também, para o governo brasileiro. Enfim, trata-se de uma situação em que todos os envolvidos perdem.

Para entender melhor quais são as consequências do acidente de trabalho, é só continuar lendo este post. Acompanhe:

Possíveis resultados de acidente de trabalho

Antes de entender as consequências do acidente para cada um dos envolvidos, é importante esclarecer que um acidente pode ter resultados diversos, de acordo com a sua gravidade e com a situação do acidentado.

Nesse contexto, ao sofrer um acidente desta natureza, o empregado pode necessitar ou se enquadrar em uma das seguintes situações:

Necessidade de assistência médica, situação em que o empregado precisa de um rápido atendimento médico e já retorna às suas atividades;

Incapacidade temporária, situação em que o trabalhador precisa ser afastado de suas atividades por um tempo determinado, até que esteja em plena capacidade laborativa;

Incapacidade permanente, situação em que se constata que o empregado, após o devido tratamento, está parcial ou totalmente incapaz de exercer atividade laborativa;

Óbito, o acidente sofrido culmina no falecimento do trabalhador.

A necessidade de assistência médica durante o exercício da função é bem menos grave do que os demais casos, haja vista que não impossibilita o trabalhador de continuar suas atividades.

Já a incapacidade e o óbito são gerados por acidentes mais sérios e que, portanto, trarão consequências mais pesadas para os envolvidos. Vamos a elas:

Consequências do acidente para o empregado e sua família

O empregado acidentado é, sem dúvida, aquele que amarga as piores consequências de um acidente, uma vez que apenas ele sente na pele as dores e as inabilitações decorrentes e precisa se submeter a tratamentos médicos que, muitas vezes, podem ser demorados e desgastantes física e psicologicamente.

Isso, claro, quando o acidente apenas provoca sua incapacidade, preservando a sua vida.

Se a incapacidade for temporária por até 15 dias, o empregado continua a receber da empresa o mesmo salário que seria pago caso estivesse trabalhando.

Todavia, se superior a 15 dias, é necessário ser submetido a perícia médica para comprovar a necessidade do auxílio-doença acidentário. Isso porque o empregado deixa de receber o salário pago pelo empregador para fazer jus ao benefício previdenciário.

Explicação:

Perguntas interessantes