Como as bacterias são identificadas pelo microscópio.
Soluções para a tarefa
Explicação:
Técnicas de coloração: na técnica de Gram ou na técnica de Ziehl-Neelsen, colônias bacterianas são espalhadas numa lâmina, onde são fixadas e coloridas. Em seguida, as bactérias são observadas ao microscópio óptico e identificadas pela morfologia e coloração.
As bactérias podem ser identificadas em microscópios através de morfologia e de técnicas de coloração.
O processo de identificação de um microrganismo usa de vários artifícios para permitir resultados mais confiáveis. Primeiro, busca-se isolar o microrganismo desejado num meio de cultura seletivo ou não para seu crescimento.
- Os meios não seletivos, como o BHI, são úteis para crescimento de quaisquer tipos de bactérias, ideal para quando queremos apenas aumentar a quantidade dela ou não sabemos o que procuramos.
- Os meios seletivos ,como o Ágar MacConkey, oferecem como vantagem isolar agentes específicos e facilitar a identificação por já sabermos o que pode crescer ali.
A partir daí, colocamos as bactérias numa lâmina e fazemos uso de técnicas de coloração, que são procedimentos feitos com produtos específicos que deixam o microrganismo com uma cor especial de acordo com sua natureza: Uma das técnicas mais comuns é a coloração Gram.
Uma vez corada, podemos diferenciar as bactérias umas das outras através da sua morfologia (formato), o arranjo (maneira que elas se organizam) e a cor que ficaram.
Por vezes, mesmo com meios seletivos e colorações não é possível identificar com precisão qual bactéria temos em mãos. Dai entram as técnicas de identificação com base em bioquímica e biologia molecular, como PCR, imunofluorescência, testes bioquímicos e afins.
- Para mais informações sobre coloração Gram, contemple: https://brainly.com.br/tarefa/1031634
- Para mais informações sobre bactérias e sua morfologia, contemple: https://brainly.com.br/tarefa/20719549
Bons estudos.