Como as ações ou atividades humanas tem produzido grandes pandemias como a COVID-19.prvf
Soluções para a tarefa
Resposta:
Para o financiamento de pesquisas e ações da Universidade no enfrentamento da pandemia da covid-19, a USP lançou o programa USP Vida. Ele é voltado a pessoas físicas e jurídicas que tenham interesse em doar recursos diretamente para as pesquisas desenvolvidas pela instituição ou direcionar sua doação para um fundo único, para que os recursos sejam aplicados na pesquisa mais avançada no momento. As doações podem ser feitas aqui por meio de depósito em conta corrente, transferência bancária ou pagamento em cartão de crédito. Os recursos arrecadados serão administrados por um Comitê Gestor de Cientistas, coordenado pelo pró-reitor de Pesquisa da USP.
Aparelho fundamental para ser usado em caso de deficiência respiratória, o respirador artificial ou ventilador mecânico representa uma das maiores demandas na pandemia de coronavírus. Nos casos mais graves de infecção pela covid-19, os respiradores mantêm a oxigenação dos pulmões e salvam vidas. De olho na sobrecarga de internações que pode ocorrer no sistema de saúde, a USP se mobilizou para criar formas de fabricar ventiladores mecânicos mais rapidamente e com custo mais baixo.
Projeto da Poli permite construir ventiladores pulmonares mais baratos em tempo recorde
Pesquisas da Escola Politécnica da USP se destacam com três projetos de ventiladores pulmonares de baixo custo, todos pensados para serem fabricados de forma rápida e projetados com peças simples, que podem ser adquiridas no País. O objetivo é abastecer em tempo recorde a demanda no pico da epidemia caso os fabricantes nacionais não consigam atender aos pedidos de respiradores. O Projeto Inspire!, por exemplo, permite produzir o equipamento em até duas horas com valor em torno de R$ 1 mil. Em São Carlos, outros dois projetos foram desenvolvidos. Na Escola de Engenharia (EESC), um pesquisador desenvolveu um ventilador pulmonar com tubos de PVC, peças fabricadas com impressão 3D, injeção de plástico ou MDF (tipo de madeira) e ainda com válvulas para regulagem de pressão através de colunas de água. No Instituto de Física (IFSC), Vanderlei Bagnato coordenou a montagem de um respirador simplificado com misturador e ciclos controláveis.
Explicação: