Como, ao tempo em que o Império se enfraquecia, a Religião Cristã se afirmava, os Cristãos exprobavam aquela decadência aos pagãos, e estes pediam contas dela à Religião Cristã." A partir do texto citado, pode-se entender que a crise do Império Romano decorreu, dentre outros fatores
( )das trocas culturais com outros povos, o que levou a críticas internas ao poder central, já que permitiu a penetração de ideais republicanos trazidos pelos “povos bárbaros”.
( )da entrada dos chamados “povos bárbaros”, que intensificaram trocas comerciais na parte ocidental, levando à desestruturação da vida rural.
( )da expansão territorial constante, o que levou à substituição de camponeses livres por escravos, causando forte êxodo rural.
( )da ascensão do cristianismo, religião que negava a divindade do Imperador, e dos altos custos militares, levando à inevitável oneração dos tributos sobre os agricultores.
Brainly23666:
So tem que marcar uma
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
letra b
Explicação:
Respondido por
0
É correta a alternativa B, uma vez que a causa mais direta para dissolução do Império Romano foram as incursões germânicas, povos que os romanos rotulavam de "bárbaros".
Os povos germânicos e os romanos guerreavam há séculos por territórios e recursos naturais, tendo sido o próprio Império Romano fundado por conta dos sucessos militares dos romanos contra os germânicos no Século I antes de Cristo. No Século V depois de Cristo, quando o Império ruiu, os germânicos já ocupavam uma porção considerável do Império Romano, que não mais tinha capacidade econômica de manter a vasta máquina militar que havia garantido as vitórias iniciais.
Mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/17486515
Anexos:
Perguntas interessantes