Como alfabetizar meu filho.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Bom dia!
Existem inúmeros métodos de alfabetização, e é importante que você encontre um que melhor se adapte a ele, muitas das vezes crianças perdem o interesse pela escola por não entenderem, o que faz com que se sintam entediadas.
Explicação:
O primeiro passo é analisar se seu filho aprende melhor de forma literal ou de forma mais abstrata, autistas por exemplo costumam aprender mais de forma concreta do que de forma abstrata, então o primeiro passo é observar isso.
Se o seu filho gosta de usar a imaginação, sugiro fazer jogos com jogral, poema imagem (vai acabar aprendendo palavras de tanto escrever ela em um desenho), ensine ele escrever o nome dele, o dos pais e familiares, certifique-se de que ele já sabe todo o alfabeto.
Outro passo é criar uma tabela grande e bonita com todas as sílabas, e ir mostrando o som de cada uma, e juntá-las para escrever palavras, e logo em seguida mostrar os sons delas nas palavras.
Faça com que o ensino seja bastante dinâmico, e pode até surgir competições educativas, e utilizar músicas com legendas e ir cantando.
Sugiro que combine tanto a forma literal e abstrata!
Não se esqueça se utilizar livros infantis, e muitos textos com imagens, leiam juntos em algum horário específico, e vocês podem até brincar de escolinha, e incentivar seu filho a ensinar o que já sabe para algum coleginha e
aprender com esse coleguinha também, mostrando para ele que quem ensina aprende, e quem aprende ensina, logo um precisa do outro.
Se possível compre letras coloridas de IVA, papéis coloridos, cola, lápis de colorir, e incentive a leitura ao longo do dia.
Quando eu era menor eu adorava ler as placas grandes da rua e os nomes das lojas enquanto estava em um ônibus ou carro, e até hoje adoro fazer isso, aposto que seu filho também pode gostar.
Aproveite que está ensinando a aescrever em português e comecem a aprende algum idioma diferente juntos na internet, se ele se sentir apoiado, e for dinâmico e divertido ele amará ler o dia inteiro, mas não pode forçar, é importante ser livre e espontânea o amor pela leitura e escrita.
Para melhorar o amor pela escrita, além de livros, ele pode usar sua imaginação para poder escrever suas próprias histórias, é um bom incentivo na leitura e na escrita, até que ele saiba escrever você pode escrever junto com ele, e depois deixar ele seguir com sua imaginação, um papel e um lápis livremente.
Desculpe-me por algum erro ortográfico, e espero contribuir para o aprendizado de seu filho!
Ressalto que não sou nenhuma pedagoga, mas trouxe bagagens de 16 anos de vida.