História, perguntado por nogueirasarah85, 1 ano atrás

Como acontecia o ritual de mumificação? Explique

Soluções para a tarefa

Respondido por TruX
4
O processo de mumificação 

O processo era realizado por especialistas em mumificação e seguia as seguintes etapas: 

1º - O cadáver era aberto na região do abdômen e retirava-se as víceras (fígado, coração, rins, intestinos, estômago, etc. O coração e outros órgãos eram colocados em recipientes a parte. O cérebro também era extraído. Para tanto, aplicava-se uma espécie de ácido pelas narinas, esperando o cérebro derreter. Após o derretimento, retirava-se pelos mesmos orifícios os pedaços de cérebro com uma espátula de metal. 

2º - O corpo era colocado em um recipiente com natrão (espécie de sal) para desidratar e também matar bactérias. 

3º - Após desidratado, enchia-se o corpo com serragem. Aplicava-se também alguns “perfumes” e outras substâncias para conservar o corpo. Textos sagrados eram colocados dentro do corpo. 

4º - O corpo era envolvido em faixas de linho branco, sendo que amuletos eram colocados entre estas faixas. 

Após a múmia estar finalizada, era colocada dentro de um sarcófago, que seria levado à pirâmide para ser protegido e conservado. O processo era tão eficiente que, muitas múmias, ficaram bem preservadas até os dias de hoje. Elas servem como importantes fontes de estudos para egiptólogos. Com o avanço dos testes químicos, hoje é possível identificar a causa da morte de faraós, doenças contraídas e, em muitos casos, até o que eles comiam. 

Graças ao processo de mumificação, os egípcios avançaram muito em algumas áreas científicas. Ao abrir os corpos, aprenderam muito sobre a anatomia humana. Em busca de substâncias para conservar os corpos, descobriram a ação de vários elementos químicos. 

nogueirasarah85: Obrigado
TruX: De nada, bons estudos!
Respondido por fredgonsalvez20
3
processo de mumificação=A mumificação é um processo artificial de se preservar o corpo humano e de animais, da decomposição após a morte. No período pré - dinástico os egípcios enterravam seus mortos em mastabas ou seja covas não muito profundas. 
A mumificação era realizada em oficinas encontradas perto das necrópoles. Este método aqui narrados eram utilizados nas oficinas do Império Novo e demorava quase 70 dias para a desidratação e a retirada de algumas vísceras. A primeira coisa que os embalsamadores faziam era retirar o cérebro, logo depois removiam as vísceras, através de incisão no flanco esquerdo. Logo após Esterilizavam as cavidades do corpo e das vísceras. Tratavam as vísceras: removendo o seu conteúdo, desidratando-as com natrão, secando-as e aplicando resina derretida. Enchiam o corpo com natrão e resinas perfumadas, depois cobriam o corpo com natrão durante 40 dias. Removiam os materiais de enchimento e enchiam com substâncias como: areia, argila, etc. Tratavam as superfícies do corpo com resina derretida e logo depois enfaixavam o corpo e incluíam amuletos, jóias, etc. Agora o corpo pode ser colocado em seu sarcófago e está pronto para o funeral. As vísceras eram colocados em jarros chamados Canopos que representavam os quatro filhos do deus Hórus, nesses jarros os órgãos eram misturados com substâncias aromáticas e eram selados. O jarro que representava o deus Hapi, com forma de um babuíno, presidia os pulmões, o jarro que representava o deus Duametef, com forma de um chacal, presidia o estômago, o jarro que representava o deus Imset, com forma de uma cabeça humana, presidia o fígado e jarro que representava o deus Quebsnauf, com forma de um falcão, presidia o intestino delgado. O tribunal de Osíris 
Após o embalsamamento do corpo, o morto era levado por Anúbis até a sala do Tribunal, e se apresentava a Osíris e a mais 42 deuses. O coração era pesado numa balança pelo deus Anúbis, e Tot anotava os resultados. O peso do coração vazia um contra peso com a pena de Maât, com isso se o coração fosse pesado pelas más ações ocorridos em vida, seu coração seria devorado por uma besta. E se o coração fosse leve como uma pluma ele seria acolhido pelos deuses.

nogueirasarah85: Obrigado
Perguntas interessantes