como aconteceu o processo de descolonização na maioria dos paises da africa e america ? ajuda ai galera por favor !!!!!!
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação: Já no início do século XX, os países do continente africano já deslumbravam suas independências.
Contudo, o processo de descolonização da África começou a ganhar força com o enfraquecimento das potências europeias, após a Segunda Guerra Mundial.
Momento em que a Organização das Nações Unidas (ONU) começa a pressionar os países europeus para acabarem com a colonização africana.
Ao mesmo tempo, o mundo vivia a Guerra Fria, disputada pelos Estados Unidos (capitalismo) e União Soviética (socialismo).
As duas potências intervieram nos processos de independência dos países africanos com a finalidade de fazer com que os mesmos adotassem suas ideologias, objetivando explorar tais territórios.
Por isso, o enfraquecimento dos países europeus foi indispensável para a exploração do continente africano por parte dos Estados Unidos e União Soviética. Enquanto esse continente fosse colonizado, tais países não poderiam assegurar seus interesses econômicos na região.
Devido a esse fato, ambos lançaram apoio a grupos rebeldes que ansiavam a independência de seus respectivos países.
Ao mesmo tempo, começava a despertar no continente a ideia de unidade africana.
Americas: As Independências na América ocorreram de maneiras diferenciadas. A influência dos países colonizadores acrescentou características específicas às colônias da Espanha, de Portugal e da Inglaterra.
O movimento de independência começou na América no século XVIII. Nesta ocasião, as Treze Colônias, que eram de propriedade da Inglaterra, se manifestaram contra as cobranças cada vez mais intensas feitas por sua metrópole. A coroa inglesa implementou uma série de impostos que exigia muito dos colonos. Revoltados, estes organizaram manifestações e assumiram posturas radicais, tendo como resultado uma guerra entre colônia e metrópole. A primeira recebeu o apoio da França, histórica rival da Inglaterra, e acabou conquistando sua independência na década de 1770.