História, perguntado por vitoriamagalhae145, 4 meses atrás

Como aconteceu a revolução de 1930 e quais foram as principais características do governo provisório?.

Soluções para a tarefa

Respondido por logabriell07
0

Olá,

A Revolução de 1930 foi um movimento contrário à República Velha ou República das Oligarquias, em que as oligarquias de São Paulo e Minas Gerais se alternavam no poder. O movimento foi  liderado pelos estados de Minas Gerais, Paraíba e Rio Grande do Sul, o movimento teve sucesso e conseguiu destituir o então presidente da República Washington Luís em outubro de 1930. Além de impedir a posse do presidente eleito Júlio Prestes.

Diversos fatores estiveram envolvidos na revolução de 1930, dentre eles podemos citar a quebra da bolsa de Nova Iorque em 1929, que iniciou uma grande crise econômica e afetou diretamente o café, que era o principal produto de exportação do Brasil. Além disso, São Paulo quebrou o acordo entre as elites Mineiras e Paulistas. Segundo o acordo entre às duas oligarquias, o presidente Washington Luís (Paulista) deveria indicar um candidato mineiro à presidência, porém ao indicar Júlio Prestes também Paulista houve um rompimento no acordo das repúblicas das oligarquias.

As Oligarquias Mineiras apoiam a candidatura de Getúlio Vargas, entretanto ele perde a eleição para Júlio Prestes, porém não aceita o resultado das urnas e organiza um golpe de estado que obtém sucesso e em 3 de novembro de 1930, Getúlio Vargas assume o “Governo Provisório” que seria um governo visando formar uma Assembleia Constituinte para elaborar uma nova constituição.

O Governo Provisório liderado por Getúlio Vargas teve as seguintes características:

  • Getúlio tomou medidas que enfraqueceram o poder Legislativo e a autonomia dos estados, houve a dissolução das assembleias legislativas e do Congresso Nacional e também houve a destituição dos governadores substituídos por interventores nomeados pelo próprio Getúlio Vargas.
  • Criou em 1931 o Conselho Nacional do Café que controlava o valor da saca de café no mercado internacional. O governo comprava as sacas excedentes e queimava o excesso, com isso conseguia controlar o valor do produto. Além disso, iniciou um projeto de industrialização do Brasil
  • Manteve os sindicatos sob a tutela do Estado Brasileiro, promoveu o combate a organizações comunistas. Criou leis para atender a demanda dos trabalhadores urbanos, mas esses direitos não atingiam os trabalhadores do campo.
  • Em 1932 criou o Código eleitoral, para tentar combater a fraude eleitoral e reduzir o poder das oligarquias de pressionar um cidadão para votar em determinado candidato e acabar com a conhecida prática do “Voto de Cabresto”.
  • Criação de uma série de Ministérios (Educação, Saúde entre outros)
  • Extensão dos direito ao voto para mulheres.

É importante frisar que o Estado de São Paulo estava insatisfeito com a política de Vargas, pela nomeação de Governadores que não eram paulistas, pela perda de protagonismo de São Paulo na política nacional, além da insatisfação com a duração do Governo Provisório.

Houve uma grande mobilização popular, que resultou em uma guerra civil que o Governo Provisório Varguista vence, mas sabendo da importância do Estado de São Paulo Getúlio Vargas, se compromete a criar uma assembleia constituinte.

Espero ter ajudado

Bons estudos!

Perguntas interessantes