Como aconteceu a motivação e o crescimento da urbanização no Brasil ?
Soluções para a tarefa
Resposta:
o processo de urbanização do Brasil aconteceu motivado por outras práticas econômicas. No século XVIII, por exemplo, surgiram grandes cidades em algumas localidades influenciadas pela prática da mineração, muito forte no país nesse período. Esse foi o caso de cidades como Cuiabá (MT), Vila Rica (MG), Goiás (GO), Lages (SC), entre muitas outras. A economia do café, no século XIX, também contribuiu nesse mesmo sentido, com o aumento substancial de várias cidades, principalmente na região Sudeste, a exemplo de São Paulo (SP).
No entanto, quando falamos da urbanização brasileira de forma mais intensa e completa, referimo-nos ao século XX, quando o Brasil foi gradativamente deixando de ser um país predominantemente rural para tornar-se majoritariamente urbano. Podemos dizer que o principal fator responsável por isso foi o crescimento da industrialização, pois a construção e o crescimento das indústrias geraram mais empregos nas cidades e atraíram uma maior quantidade de pessoas para esses espaços.
A urbanização do Brasil provocou muitas mudanças na organização socioespacial do país, dentre elas se destacam:
o crescimento da quantidade de cidades;
o desenvolvimento das redes de transporte e comunicação, que passaram a interligar todas as regiões do Brasil;
o crescimento desordenado do meio urbano, que crescia sem nenhum planejamento, provocando diversos problemas ambientais e estruturais;
a formação de favelas, nas quais a população de baixa renda se fixava em razão da baixa valorização dos terrenos;
a acentuação das desigualdades sociais nos centros urbanos, pois muitas pessoas que chegavam às cidades não possuíam escolaridade e acabavam ficando desempregadas, aumentando, assim, os índices de pobreza e violência nos centros urbanos.
Explicação: