Como acontece o nascimento do enterócito a partir das células pluripotentes durante o desenvolvimento embrionário? [Diferenciação e especialização das células a partir das progenitoras pluripotentes(tentar relacionar com ativação de genes específicos)].
Obs: Preciso pra um trabalho pra amanhã, se possível dar um explicação sobre a questão.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Podemos diferenciar as células-tronco em adultas e embrionárias.
As adultas são obtidas de tecidos não embrionários, retiradas do próprio paciente, que por esse motivo apresentam menor risco de rejeição. Têm a capacidade de se regenerar e de se diferenciar nos vários tipos celulares que compõe os tecidos de onde foram retiradas; por isso são ditas multipotentes. São encontradas em vários locais do corpo como cordão umbilical, medula óssea, sangue, fígado, placenta e líquido amniótico. Sendo que as mais utilizadas na terapêutica são retiradas da medula óssea, da placenta e do cordão umbilical.
As embrionárias são extraídas de embriões e acredita-se que elas podem se transformar em qualquer outra célula do corpo. Por isso possuem maior chance de rejeição ou até maior probabilidade de originarem tumores, em relação às células-tronco adultas.
Como as células embrionárias podem dar origem aos vários tipos celulares que compõe o corpo?
Acredita-se que durante o desenvolvimento do embrião humano uma complexa rede de sinalizadores físicos e químicos atuem a nível molecular induzindo à diferenciação e proliferação celular, de forma harmônica e ordenada, gerando, assim, os tecidos e órgãos para os quais elas foram geneticamente programadas.
Explicação:
Espero ter ajudado